sábado, 20 de fevereiro de 2010

Rede social divulga o que você compra no cartão de crédito em tempo real

  • Paul Sakuma/AP Photo

    Fundadores querem tornar mais “confortável” o ato de compartilhar de informações financeiras na web



Se você já diz no Twitter em que horário toma banho, o que acabou de comer e que filme assistiu, por que não revelar o que acabou de comprar? Pois agora uma nova rede social decidiu mostrar tudo o que você gasta com seu cartão de crédito.

O Blippy, que pode ser sincronizado com contas do Twitter e Facebook, acaba de ser lançado para alcançar um objetivo um tanto bisbilhoteiro: quer que as pessoas façam comentários em tempo real sobre hábitos de compras dos seus amigos.

A rede foi criada por Philip Kaplan – mais conhecido por ter criado um site para ridicularizar empresas ''.com'' falidas – junto com Ashvin Kumar e Chris Estreich.

A ideia inicial dos fundadores era tornar mais “confortável” o compartilhamento de informações financeiras dos indivíduos, que por receio dos usuários não são comumente postadas nas redes sociais.

Para utilizar a rede, é necessário cadastrar seu cartão de crédito no site e a partir daí, cada nova transação fará parte do seu timeline de compras.Você pode conectar também seu perfil a sites de comércio eletrônico, como eBay, iTunes Store, Amazon.

No momento em que esta matéria é escrita, o usuário Tvan acaba de gastar US$ 0,99 na música Foundations, de Kate Nash. Ou seja, uma vez na rede, seus amigos ficarão sabendo, por exemplo, se você gastou todas as suas economias num novo Kindle e quais e-books andou comprando ultimamente.

Mas a rede não é tão específica para outros tipos de compra, como no supermercado. Ela mostra apenas o total gasto e não detalha quais itens você levou para casa.

Segurança e privacidade

Para aqueles que estão pensando que esta será mais uma porta aberta para cibercriminosos roubarem seus dados, os fundadores do Blippy afirmam que a rede não grava dados dos cartões de crédito. Em vez disso, ela usa o login e senha, já existentes, do serviço online do seu cartão de crédito.

E se não quiser revelar detalhes mais específicos, o site deixa que você bloqueie compras específicas e as demais serão mostradas apenas para amigos que fazem parte da sua rede, se você assim quiser.

0 comentários:

Postar um comentário