quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Robô que fala árabe viaja de primeira classe para Riad

Ibn Sina chama a atenção ao circular pelo aeroporto internacional de Dubai - e viaja de primeira classe

Ibn Sina chama a atenção ao circular pelo aeroporto internacional de Dubai - e viaja de primeira classe



Passageiros que iam embarcar em um voo da Emirates Air foram supreendidos com um companheiro de viagem para lá de singular: trata-se de Ibn Siba, o primeiro humanoide que fala árabe. E que, como eles, iria viajar de Dubai a Riad - e de primeira classe.

Percorrendo os corredores do aeroporto internacional de Dubai como qualquer outro viajante, o robô Ibn Siba atraiu olhares por onde passou em sua cadeira de rodas. Um de seus "pais" o acompanhou na viagem, o cientista Nikolaos Mavridis, que de acordo com notícia publicada no El País, trabalha na Universidade Tecnológica dos Emirados Árabes Unidos.

O robô foi levado a Riad para "assistir" a um congresso de tecnologia no qual seria a estrela, e o traslado não foi fácil. Para que Ibn pudesse viajar, foram necessários numerosos trâmites a fim de garantir sua segurança.

Ibn Sina, que foi apresentado ao mundo no ano passado, pode gesticular, entender palavras em árabe e é capaz de manter um diálogo. Ele tem inclusive uma conta na rede social Facebook - e seu criador espera que o perfil ajude a fazer diminuir a resistência das pessoas em interagir com um robô.

O humanoide foi batizado como Ibn Sina em homenagem ao célebre cientista persa autor do famoso Cânone de Avicena (ou Cânone da Medicina), um recompilação de todos os conhecimentos médicos existentes no século XI.

Os criadores do robô já preparam sua comercialização. Eles propõem que Ibn Sina seja utilizado como recepcionista em empresas ou estabelecimentos comerciais, como já ocorre em alguma companhias do Japão.

0 comentários:

Postar um comentário