domingo, 6 de setembro de 2009

Já perdeu um celular? Dicas para manter sua agenda telefônica a salvo

Professora de educação física perdeu ou teve furtados 7 aparelhos.
Entre abril e junho foram registrados 2.276 roubos só no estado do Rio

É cada vez mais comum que o celular seja a agenda de telefones do século 21. Por isso, cada vez que alguém perde ou tem seu aparelho roubado, é dor-de-cabeça na certa – pelo menos para quem não tem esses dados guardados em outro lugar.

Entre abril e junho foram registrados 2.276 casos de roubo de aparelho celular apenas no estado do Rio de Janeiro, contra 2.007 no mesmo período do ano passado, o que representa um aumento de 13,4% nesse tipo de crime, de acordo com os mais recentes índices criminais, divulgados nesta segunda-feira (30), pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).

O representante comercial Henrique Novaes, de 35 anos, não entrou nas estatísticas. Mas perdeu seu celular, ao esquecê-lo em um táxi. E com o aparelho se foram todos os seus contatos pessoais e profissionais. “Foi bastante complicado recuperar tudo. A sorte é que guardava os cartões, então consegui repor 90%”, disse Novaes.

“Depois desse episódio, percebi que era necessário ter cópias de segurança dessas informações. Já fazia backups dos meus e-mails, agora faço dos telefones”, contou ao G1 o representante comercial, que usa o software presente no seu aparelho atual, um smartphone E61, da Nokia, para fazer o backup de todos os dados. “Além da agenda, ele também salva as fotos e sons do aparelho. É uma mão na roda”, completou.

Mas tem gente que não se preocupa muito com isso, como a professora de Educação Física Deny Barbosa, 23. Em um período de um ano e meio, ela perdeu ou teve furtados nada menos do que sete aparelhos. Mesmo assim não mudou muitos seus hábitos em relação aos contatos.

“Sempre que perco o celular, eu perco todos os dados. Não costumo salvá-los. Ainda não aprendi a lição”, admitiu Deny. “Minha operadora tem o serviço de salvar agenda, mas tentei usá-lo por umas três vezes antes de perder o aparelho ano passado e não consegui, porque o site dava erro. O que me aconteceu? Perdi o celular novamente... junto com todas as informações”, reclamou.

“Na verdade, o que mais tenho dó em perder é agenda. Fotos e vídeos uma vez ou outra eu passo o conteúdo para o computador ou deleto depois de uns meses”, disse a professora de Educação Física, que acredita que o bom é “ter tudo anotado na boa e velha agenda com caneta”.

Em São Paulo, assim como em outros estados, quem teve o celular roubado pode fazer o Boletim de Ocorrência (B.O.) pela internet, na Delegacia Eletrônica, desde que não tenha havido violência. Mas, se houve agressão ou ameaça – com ou sem uso de arma –, a vítima deverá procurar a delegacia mais próxima para registrar o crime.

Bloqueio

O registro na delegacia é importante para impedir que o aparelho seja utilizado por terceiros em caso de perda ou roubo. Para solicitar à operadora o bloqueio do celular, o usuário deverá ter em mãos o código IMEI do equipamento – com o qual será possível sua inclusão no inclusão no Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI).

“Essa medida só será implementada mediante apresentação do boletim de ocorrência e evitará que o aparelho funcione, caso se tente reabilitá-lo com outra linha. A operadora recomenda que o cliente guarde a Nota Fiscal de compra e a caixa do aparelho, onde consta o número do IMEI do aparelho”, informou a Claro, por meio de sua assessoria de imprensa.

O código IMEI (sigla de International Mobile Equipment Identity, ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel) é como um de número de série, único, que identifica cada aparelho GSM ou WCDMA. Geralmente, esse código fica localizado atrás da bateria.

Outra forma de encontrar esse código é digitando *#06# no celular. Em seguida, aparecerá na tela um código de 15 algarismos – o IMEI do aparelho –, que deverá ser anotado e guardado para caso haja necessidade de um dia ser utilizado.

Assim, basta ligar para a operadora e informar este código, para que o telefone perdido ou roubado seja completamente bloqueado, mesmo que tentem trocar o chip.

1 comentários:

Unknown disse...

Olá, Pedro! trabalho na Edelman, Agência de Comunicação online da Samsung. Perder o celular é realmente muito chato. Essa questão da agenda gera um grande transtorno. No entanto, existem operadoras que oferecem o serviço de armazenar os contatos em um servidor na internet. Essa pode ser uma maneira de diminuir o prejuízo. Fábio Siqueira

Postar um comentário