quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Twitter renova política de uso e testa links patrocinados.

Mudanças no logo, botões e widgets têm como objetivo fortalecer ainda mais a marca no mundo digital. Foto: Reprodução 
Mudanças no logo, botões e widgets têm como objetivo fortalecer ainda mais a marca no mundo digital
Foto: Reprodução


Ana Cristina Martins Nemes
As mudanças visuais do Twitter não pararam no novo layout. Os usuários mais atentos já podem ter percebido outras atualizações, como o novo logo e mudanças nos novos botões "Follow me on Twitter" em sites e blogs. Além dessas, outras alterações foram feitas em widgets e botões para compartilhamento de conteúdo.
Nova política de uso
Outra mudança apresentada foi uma nova política de uso do site e da marca. As novas regras delimitam o que a administração do serviço considera como um uso correto da marca Twitter, principalmente quando este uso está associado a empresas e em apresentações públicas.
No geral, poucas mudanças serão sentidas, porém era preciso oficializar muitas práticas e políticas já adotadas. A principal regra observada ainda é o bom senso e no geral as únicas proibições são modificar o logo e os botões padronizados e fazer referência a uma associação fictícia com a organização do Twitter.
Links patrocinados
Outra novidade que será implantada aos poucos no serviço serão os links patrocinados. Recentemente os usuários puderam notar algumas formas de publicidade paga no serviço. Os Trending Topics patrocinados (sempre seguidos do aviso "Promoted") já não são novidade e algumas sugestões na página de busca também utilizam o recurso.
Porém, dessa vez os links serão direcionados para cada usuário específico em sua própria timeline. A publicidade inicialmente será lançada no HootSuite para testar a eficácia e as possíveis reações contrárias e a favor, mas a ideia é levar os links patrocinados a todas as timelines no Twitter.
Um sistema de afinidades, quem sabe parecido com o que o Google usa para espalhar publicidade, seria usado para direcionar links compatíveis com cada usuário, mostrando apenas o que for relevante para ele.
Botões e widgets
A equipe do Twitter decidiu padronizar os recursos usados em blogs e sites para compartilhar conteúdo. O botão "Tweet", que aparece geralmente em notícias e postagens de blogs e que servem para compartilhar o conteúdo em uma conta do Twitter, agora tem um formato padrão que permite algumas customizações.
Outro botão que sofreu alterações foi o "Follow me on Twitter", que agora pode ser encontrado em três cores e cinco tamanhos diferentes. Os widgets (caixas de conteúdo que mostram atualizações de um determinado usuário do Twitter em sites e blogs) também sofreram pequenas alterações visuais.
Fortalecimento da marca
Todas as melhorias apresentadas têm como principal objetivo fortalecer a marca no mundo digital. O Twitter está em um período de crescimento e possivelmente novas mudanças serão vistas em breve, tudo para adequar o serviço aos novos e velhos utilizadores.

0 comentários:

Postar um comentário