Nos próximos meses o mercado de tecnologia poderá testemunhar algo impensável dez anos atrás.
A Apple poderá aumentar em US$ 50 bilhões seu valor de mercado e ultrapassar a Microsoft após o lançamento do iPad, seu tablet em fase de pré-venda e que chega ao mercado em abril. Atualmente a Apple vale US$ 208,76 bilhões contra US$ 261,01 bilhões. Com o lançamento do iPad, poderá superar a rival. Pelo valor de fechamento nesta sexta-feira, uma ação da Apple vale US$ 230 e uma da Microsoft, US$ 30, na Bolsa de Nova York. Pelo valor puro da ação, a Apple deveria ser a companhia mais valiosa, mas o preço também reflete a diferença de oferta. Apesar de custarem mais barato, há muito mais ações da Microsoft sendo negociadas. Assim, o valor atualizado de Mercado da Apple é menor. Dez anos atrás a diferença no valor entre as empresas era gritante. Depois dos problemas financeiros da década de 90, a Apple - já em recuperação desde o lançamento dos iMacs, os computadores coloridos que revitalizaram a marca - valia US$ 16 bilhões e estava apenas no número 339 entre as principais empresas do mundo no ano 2000. A Microsoft valia incríveis US$ 590 bilhões e era a número 1. Mas desde então as coisas mudaram. A Apple lançou vários produtos de sucesso - iPod, iPhone, iTunes, App Store - enquanto a Microsoft perdeu para a empresa de Steve Jobs e para o Google o status de empresa que mais fazia inovações. Ainda que o Windows seja o sistema operacional mais usado, o Internet Explorer um dos principais navegadores e o Messenger, o principal comunicador instantâneo do mundo, a Microsoft perdeu valor. Um dos fatores a influenciar o preço das ações é a expectativa de lucros futuros. Neste ponto a Apple costuma se mostrar mais promissora do que a empresa de Bill Gates graças a um fator: exceto no mercado de smartphones, em que o iPhone compete com o Nexus One, a Apple não é concorrente do Google. Já a Microsoft não consegue superar o rival nas buscas - o Bing dispõe apenas de 12,5% do mercado americano contra 65% do Google. Também não conta com uma rede social enquanto o Google lançou o Buzz para ser concorrente do Twitter e do Facebook. Também é a única dos três gigantes da tecnologia a não ter um smartphone próprio. A diferença nas cotações entre uma e outra ação mostra uma tendência para a Apple realmente ultrapassar a Microsoft. Enquanto as da Apple se valorizaram 500% desde 2000, as da Microsoft caíram 50%. Exceto pelo colapso nas Bolsas de Valores, em 2008, conseguiu crescer mais até do que o Google, outra estrela do mercado financeiro. Resultado: entrou na lista das cinco principais empresas dos Estados Unidos. O iPad, nota o Techcrunch, poderá ser o catalizador da ultrapassagem. Caso o tablet mostre-se um sucesso de vendas como no primeiro dia de pré-venda - foram 150 mil aparelhos -, é praticamente inevitável que ocorra. Com isso, o banco Credit Suisse estima que o preço das ações da Apple chegue a US$ 300.
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