quinta-feira, 25 de março de 2010

Depois do Google, GoDaddy planeja deixar a China

A GoDaddy.com, maior companhia de registro de domínios da internet, planeja seguir os passos do Google e deixar de operar na China.

A empresa, segundo o jornal Washington Post, comunicou a congressistas americanos que não aceitará mais as novas regras chinesas para registro de sites, que requerem uma extensa lista de informações pessoais, inclusive fotos.

As regras, no entendimento da GoDaddy, são um esforço do governo chinês de monitorar e vigiar o conteúdo de sites e pode colocar indivíduos que os registram em risco. A empresa também acredita que as regras farão cair os registros de domínio graças a um efeito intimidatório.

Em dezembro, a Cina começou a aplicar uma nova política que exige para qualquer novo registro no domínio .cn uma foto colorida e outras informações. Os dados são encaminhados ao Centro Chinês de Informações da Internet, uma agência semigovernamental. A prática internacional é que registros sejam feitos apenas com nome,e ndereço, telefone e e-mail.

"Para nós, a intenção dos procedimentos parece se basear no desejo das autoridades chinesas de aumentar o controle dos registros de domínio por chineses", disse Christine N. Jones, do Conselho Geral do GoDaddy, à Comissão Executiva do Congresso Americano sobre a China nesta quarta-feira - em um depoimento citado pelo Washington Post.

Em atividade desde o ano 2000, o GoDaddy gerencia cerca de 40 milhões de domínios.

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