terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Google mostra resultados em tempo real e outras novidades

O Google anunciou hoje mudanças no modo que os celulares farão buscas na web, envolvendo conceitos de voz, tradução e localização. Além disso, a busca na web passa a ter resultados em tempo real, incluindo notícias e Twitter, por enquanto limitados ao inglês.


Recurso em tempo real pode ser usado na web, em celulares rodando Android e no iPhone

Recurso em tempo real pode ser usado na web, em celulares rodando Android e no iPhone

"Tivemos 33 inovações em busca apenas nos últimos 67 dias", disse Marissa Meyer, vice-presidente de buscas do Google. Nos celulares, a primeira novidade é o Google Voice Search compatível com o idioma japonês. Vic Gundotra, vice-presidente de engenharia do buscador, demonstrou o uso do serviço em um celular com sistema operacional Android. Primeiro, mostrou a busca por voz em chinês (disponível desde o mês passado) e depois em japonês, com a ajuda de um intérprete. A busca por voz permite trazer, quase com perfeição, resultados de termos ditados pelo usuário no smartphone.

A segunda inovação mostrada pelo Google hoje foi um serviço de tradução no celular com o uso de voz. Gundotra falou algumas frases em inglês, o celular "entendeu" e trouxe um resultado em espanhol instantes depois, lidos por uma voz robótica no telefone.

Na localização, as buscas no celular agora permitem sugestões de informações e locais próximos ao usuário, em um novo recurso chamado "Near Me Now", assim como mostrar lojas na busca de produtos que têm o item em estoque. Finalmente, o executivo mostrou uma nova versão do Google Maps para Android, disponível a partir de hoje no Android Market.

Gundotra também mostrou um aplicativo, ainda parte do Google Labs, que permite pesquisar informações de produtos baseado em fotos, o Google Googles ¿ o exemplo utilizado foi uma garrafa de vinho, e o executivo encontrou informações sobre aquele vinho específico.

Apesar dos lançamentos em celular, o grande anúncio do Google em buscas foi a integração de resultados em tempo real, com notícias e posts publicados no Twitter. "Relevância, relevância, relevância. É a chave para o sucesso em buscas e é o que temos feito até então", disse Amit Singhal, Google Fellow. Apesar de só funcionarem nas buscas em inglês por enquanto, os resultados em tempo real devem ser lançados em outros idiomas no primeiro trimestre de 2010.

No exemplo em tempo real, ele buscou por Obama e as notícias começaram a aparecer instantaneamente na página de resultados. Esse recurso de busca em tempo real já pode ser usado na web e em celulares com sistema operacional Android e iPhone. Além do Twitter, perfis públicos do Facebook e MySpace também serão integrados ao sistema de resultados em tempo real.


0 comentários:

Postar um comentário