segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

PCs já incorporam novo padrão de plugue para tomada no Brasil

Consumidor deve ficar atento e providenciar adaptador para novo padrão ou trocar a tomada para não ficar sem o novo micro que ganhou de Natal.

O novo padrão de plugues e tomadas definido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) já começou a ser incorporado por fabricantes de computadores no Brasil. Para que o consumidor não fique a ver navios diante da nova máquina que ganhou no Natal, é preciso providenciar um adaptador certificado pelo Inmetro ou a troca das tomadas para uso do PC, de acordo com o novo padrão.

A partir de 1º de janeiro de 2010, fabricantes de computadores não poderão mais produzir nem importar produtos com plugues antigos. De acordo com o cronograma do Inmetro, até julho de 2011 os aparelhos elétricos e eletrônicos só poderão ser vendidos com os novos plugues com dois ou três pinos redondos.

Alguns fabricantes de PCs, que atuam no Brasil, ainda se preparam para atender a especificação a partir de janeiro, como é o caso da Dell, enquanto empresas como HP e Itautec se adiantaram.

Desde 1º de novembro, todos os PCs da HP Brasil já saem de fábrica com cabos já adaptados ao novo padrão definido pelo Inmetro, informa Augusto Rosa, gerente de desktops para a área corporativa da fabricante. "Como temos uma troca de linhas de produtos no final do ano, começamos a fazer a transição em novembro", explica Rosa.

Segundo o executivo, a HP orientou seus distribuidores e revendas a informarem o consumidor sobre a atualização do plugue, no entanto o consumidor deve se preparar para a mudança. Os adaptadores custam em média, de 2 reais a 3 reais, no varejo.

De acordo com o Inmetro, "o fabricante não tem obrigação de avisar que seu equipamento já está com o plugue novo, visto que os prazos de adaptação ao regulamento dados à indústria pelo Inmetro já estão valendo e vêm sendo regularmente divulgados".

O instituto recomenda que seja feita a troca da tomada aos consumidores que comprarem equipamentos que exigem maior corrente elétrica para funcionar e que já venham com o novo plugue. "No entanto, se o consumidor preferir, poderá usar adaptadores. Mas é importante que sejam certificados pelo Inmetro, também por razões de segurança", alerta.

Adaptador gratuito
A Itautec também começou a incluir os plugues novos em PCs e monitores produzidos a partir de novembro. No entanto, máquinas que já estavam em estoque continuam sendo vendidas com o plugue antigo. Para solucionar o problema, a fabricante se compromete a enviar um adaptador gratuito ao consumidor que adquirir máquinas com o antigo plugue.

0 comentários:

Postar um comentário