quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Feira de eletrônicos no Japão mostra novidades em TVs 3D

A maior feira de eletrônicos do Japão começou nesta terça-feira em Tóquio apresentando as últimas novidades em telas planas, imagens 3D e robótica, apesar da crise econômica ter provocado uma redução no tamanho do evento..

Os principais destaques das novidades mundiais do setor de eletrônicos, que serão apresentadas até o próximo sábado na Ceatec 2009, são as tecnologias que permitem desfrutar das imagens em 3D sem necessidades de óculos, enquanto as telas planas, cada vez mais finas e compactas, continuam sendo as protagonistas.

O número de empresas reunidas nesta edição do evento diminuiu em 27% em relação ao ano passado devido a uma crise que abalou as vendas de eletrônicos domésticos, segundo a agência local Kyodo.

Em um mercado saturado, os fabricantes se apressam em oferecer novas alternativas de entretenimento como as imagens em 3D.

O gigante eletrônico Sony apresenta nesta feira a televisão Bravia capaz de mostrar imagens em 3D, assim como a câmera que gravará imagens neste formato, que chegarão ao mercado em 2010.

Panasonic, Hitachi e Sharp também se juntaram a esta tendência com telas de alta definição que criam ilusão de profundidade.

Para o presidente da Sharp, Mikio Katayama, este formato "deve deslanchar em breve", mas avisou que não será comercializado até que esteja pronto um amplo e constante de fluxo de conteúdos adaptados ao sistema.

Outra novidade que os cerca de 200 mil visitantes da feira poderão conferir é um dos televisores com maior definição do mercado: o modelo Regza da Toshiba com processador Cell PS3, que chegará ao mercado em dezembro por um preço aproximado de 7,6 mil euros.

No setor de robótica, a Nissan apresentou o robô Eporo, um pequeno aparelho com rodas capaz de se movimentar de forma autônoma e cooperativa para encontrar o caminho mais curto e eficaz ao evitar obstáculos.

A tecnologia utilizada nesse robô de pequenas dimensões poderia ser aplicada a veículos maiores para evitar congestionamentos, colisões e tornar o tráfego rodoviário mais eficiente.

Já a Yamaha encantou o público com o robô humanóide "HRP-4C", que cantou uma música acompanhado por um piano automático para demonstrar o funcionamento de uma tecnologia sintetizadora de voz da Yamaha, chamada "Vocaloid".

A empresa japonesa Murata apresentou o seu novo robô uniciclo chamado "Murata-seiko-chan". O robô mede 50 cm, pesa 6 kg e possui vários sensores que são usados para manter o equilíbrio enquanto suas rodas avançam.


Fotos: veja imagens das novidades da Feira



Terra Espanha

0 comentários:

Postar um comentário