quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Windows 7

A Microsoft apresenta nesta quarta-feira (21) o Windows 7, mais nova versão do sistema operacional mais vendido do mundo. O novo programa chega ao mercado com duas missões. A primeira é apagar a má impressão deixada pelo Windows Vista, versão anterior do software duramente criticada pelos especialistas. A segunda, substituir à altura a versão mais popular do sistema operacional, o Windows XP. De acordo com a consultoria Net Applications, ele está instalado em mais de 70% dos computadores do mundo.

Quem já testou o novo Windows 7 diz que ele tem dois pontos fortes: a estabilidade e, ao contrário do seu antecessor, não exige um computador muito potente para funcionar bem. Para marcar a chegada do novo sistema operacional da Microsoft, o Terra preparou um especial com as principais novidades do programa, uma galeria das novas telas e a configuração mínima do computador para instalá-lo. Aproveite.



Windows 7 une estabilidade do XP com a segurança do Vista

Hermano Freitas

A Microsoft define seu mais recente sistema operacional, o Windows 7, como “fácil, rápido e viciante". Os novos recursos da plataforma, que sucede o XP, facilitam a tarefa de encontrar e gerenciar arquivos, como listas de atalhos e visualizações melhoradas da barra de tarefas para um trabalho mais rápido. Destaque para o Windows Search, que torna a busca na área de trabalho tão fácil quanto uma pesquisa na internet. “A experiência de performance é única. Une a estabilidade e compatibilidade do XP com a segurança do Vista”, diz o gerente do produto no Brasil, Ricardo Wagner.

Ainda de acordo com Wagner, o objetivo foi atender as necessidades dos usuários, que foram ouvidos por meio de pesquisas de mercado realizadas periodicamente pela empresa. “Eles disseram que não queriam mais ter que lembrar onde colocaram determinado arquivo, queriam que o Windows resolvesse todos os problemas para eles. Ouvimos e aprendemos, a plataforma funciona justo como as pessoas querem”, comemora.

O botão “iniciar”, no canto inferior esquerdo da tela, tem imediatamente um espaço para a busca de qualquer arquivo que esteja no diretório “C:”, como já existia no Vista, não importa em que pasta, com o recurso de completar o nome do arquivo logo nas primeiras letras digitadas no teclado. A seguir, o arquivo pode ser pré-visualizado sem que seja preciso abrir o respectivo programa a que está associado. “Não é mais necessário lembrar em que diretório você salvou determinado arquivo”, explica Wagner.

Com o mouse, é possível “arrastar” as janelas como se quiser, com divisão automática de telas. Outro recurso inédito é o “aeroshake”, que “limpa” automaticamente todas as janelas abertas e funciona clicando e chacoalhando a barra de título da janla. Com o navegador IE 8 (também disponível para o Vista e o XP), há o facilitador de tarefas “web slice”, que permite o “recorte” de determinado setor para a área de trabalho. “O recurso é particularmente útil, por exemplo, para quem quer acompanhar cotações online sem que pra isso seja preciso abrir o site que hospeda a informação”, diz Wagner.

A integração de computadores em rede pela internet é possível com o Windows 7. Os arquivos de um computador podem ser visualizados por outro a quilômetros de distância pela rede mundial numa experiência de clowd computing. O “Touch Pack” torna possível a interação de toque na tela (touch screen) com programas como o World Wide Telescope, que conta com todas as fotos do telescópio Hubble. Desta forma, na tela do computador pessoal, é possível ter visão tridimensional do espaço sideral de uma forma que antes era impossível.

0 comentários:

Postar um comentário