Melanie Lee
Eu confesso! Minha cópia do Windows 7 Ultimate, a nova versão do sistema operacional da Microsoft, é apenas isso: uma cópia. Eu comprei o software em uma loja numa estação de metrô subterrânea perto de minha casa por 20 iuans, ou menos de US$ 3.
Adquiri o programa nesta semana para uma reportagem encomendada por meu editor, no notório mercado Xinyang, em Xangai, onde caixas com o software estavam amontoadas com falsas camisas pólo Ralph e malas Gucci. O lançamento oficial do Windows 7 acontecerá apenas daqui a uma semana. Uma lojista, uma delicada mulher na casa dos 30 anos, estava claramente impressionada com minhas roupas e assumiu que eu estava interessada em comprar para revenda. "Se você comprar 10, faço mais barato", disse ela com um inglês de difícil compreensão. "Se você comprar o Microsoft Office 2010, também faço mais barato. Eu posso vender no atacado para você. Quantas cópias você quer?", propôs ela, ansiosa em vender os estoques de CDs embalados com estojos brancos sem nenhuma informação. Até promessa de satisfação do cliente a vendedora fez: "As instruções de instalação são em inglês. Se não funcionar, você pode trazer de volta que eu troco." Metade do trabalho feito
Eu sai da loja com meu estojo contendo o CD do Windows 7, com a primeira metade de minha tarefa concluída. Agora vem a parte mais intimidadora. Muitos vinham me alertando que instalar versões piratas do Windows no computador é como uma roleta-russa com o disco-rígido do seu computador. Mas eu tinha que completar minha missão e pedi a um colega que me ajudasse a instalar o software em meu laptop. Os resultados foram impressionantes, pelo menos inicialmente. A interface do Windows 7 é renovada. Em vez de pequenos quadrados na barra de tarefas na parte inferior da tela, há ícones. Ter noção de múltiplas janelas do navegador não é problema, já que um clique sobre o ícone do Internet Explorer permite que você veja todas as janelas na web que tem abertas. Você também consegue arrastar dispositivos interativos para seu desktop, e o tempo para iniciar a máquina parece ser mais rápido que o do Windows Vista que tenho no meu laptop em casa. Mas, depois de reiniciar o computador, meu laptop misteriosamente não funcionava mais. A tela negra trazia a mensagem: "Bootmgr is missing". E agora? Por sorte, meu colega tinha uma versão original do Windows XP em mãos e meu encontro com o sistema operacional pirata estava, assim, encerrado.
Reuters
0 comentários:
Postar um comentário