quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Software instala diversos programas de uma vez só no Windows

Seja porque o usuário reinstalou o Windows XP diversas vezes, ou porque migrou para o novo Windows 7, "remontar" o ambiente de trabalho em um PC é uma tarefa tediosa. O utilitário Ninite promete, entretanto, facilitar a tarefa.

A instalação do sistema operacional em um PC não é o maior problema dos usuários: em uma hora ela fica pronta. Todavia, é bastante inconveniente "caçar" e instalar todos os programas dos quais se precisa para trabalhar no dia-a-dia. Dependendo de suas necessidades e preferências, o usuário pode levar vários dias até deixar o PC pronto para o uso.

Uma solução para este problema é o Ninite, uma mistura interessante de serviço web e utilitário que simplifica todo o processo. Basta acessar o site www.ninite.com, e escolher os programas que quer instalar no micro. O site vai compilar um "instalador conjunto", basta rodá-lo e o Ninite faz o resto: baixa e instala os programas selecionados praticamente sem intervenção humana, usado as opções padrão e evitando quaisquer caixas de diálogo que possam interromper o processo e exigir sua atenção, bem como presentes de gosto duvidoso como "barras para o navegador" e serviços associados.

Atualmente o catálogo do Ninite conta com mais de 50 programas, que vão de utilitários como o 7-Zip a pacotes de escritório completos como o Microsoft Office 2007 (em versão Trial) e OpenOffice.org, além de toda uma variedade de navegadores, media players e ferramentas de desenvolvimento ¿ incluindo a linguagem Python e o ambiente Eclipse.

A maioria esmagadora dos programas é software gratuito, e boa parte deles é software livre. Infelizmente, a maior parte está disponível, dentro do Ninite, apenas em inglês, mesmo havendo versões em português do Brasil nos respectivos sites oficiais de cada programa.

Os desenvolvedores do site prometem para breve versões internacionalizadas de todos os softwares, mas sem divulgar datas.

O Ninite é completamente gratuito para uso pessoal, e não exige criação de nenhum tipo de cadastro antes de usá-lo.

Os criadores do programa, Patrick Swieskowski e Sascha Kuzins, da empresa americana Secure by Design, planejam uma versão business com recursos extras como cache de downloads e instalação completamente silenciosa.

Esta versão "engravatada" seria paga, mas o preço ainda não foi definido.

Geek

0 comentários:

Postar um comentário