CEO da empresa, Steve Ballmer, deu essa informação em encontro anual com acionistas, quando também desmentiu a produção de um smartphone com marca própria.
O CEO da Microsoft, Steve Ballmer, declarou nesta quinta-feira (19/11), no encontro anual com acionistas, que o Windows 7 vendeu duas vezes mais unidades que qualquer outro sistema operacional da empresa no mesmo período de tempo. Ballmer também desprezou o ganho por ação da Apple, fabricante do Mac, classificando-o como "um punhado de décimos de porcentual", e disse que muitos jovens iriam no futuro abandonar sua preferência por Macs.
"Um pouco disso é marketing, um pouco é fase da vida", disse Balmer, em resposta à questão de um acionista sobre a fraca percepção da Microsoft entre compradores jovens. "A verdade é que nós vamos muito bem, mesmo entre estudantes universitários."
Oportunidade
"O Windows 7 nos dá uma oportunidade real de recuperarmos essa audiência", continuou Ballmer. "Com o declínio da economia, as pessoas entendem que o Mac custa muito mais e é um computador essencialmente igual" a um com Windows 7.
A consultoria NPD Group informou este mês que as vendas no varejo da primeira semana do Windows 7 na América do Norte foram 234% superiores ao número alcançado no lançamento do Vista. Os números do NPD incluem os pedidos feitos antecipadamente, que a Microsoft e seus parceiros começaram a aceitar em junho.
O Mac tem conquistado fortes ganhos de de mercado pela maior parte desta década, mas esses bons resultados são limitados ao mercado norte-americano. No último trimestre fiscal, o fornecimento da Apple, em unidades, que cresceu 6,8% ano após ano, resultou na conquista de 8,8% do mercado dos EUA, afirmou o Gartner. No ranking geral dos EUA, a Apple está em quarto lugar, atrás da Dell, HP e Acer.
Investimentos
Ballmer disse que a Microsoft planeja manter investimentos em busca na web, no sistema operacional Windows Phone (antes conhecido como Windows Mobile) e tecnologias de ponta, como o Projeto Natal do Xbox, de controle de movimentos no ar.
Em uma pergunta de outro acionista, o executivo defendeu o Windows Phone, citando um "fato pequeno, mas importante, que temos uma fatia de mercado significativamente maior que a do Android. Nós temos de 10% a 12%, o Android tem 3%, o iPhone tem 20%, a RIM entre 20% e 25%, e a Nokia, cerca de 45%". "É um jogo competitivo", ele continuou. "Nós temos muitas oportunidades para melhorar nossos produtos e nossa participação no mercado".
Diante de rumores insistentes de que um celular fabricado pela Microsoft - um "Zune phone" - viria a ser lançado, Ballmer respondeu: "nós achamos que temos a estratégia certa, que é o foco em software, não em construir um celular, e na oferta de uma variedade de aparelhos, assim como nós oferecemos uma diversidade de PCs com Windows".
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