SÃO PAULO - Quase dois meses depois da estreia no mercado americano, a Google lançou nesta quinta-feira no Brasil seus serviços de busca e navegação por voz, em português, para smartphones: o Google Voice Search e o Google Maps Navigation. Os dois sistemas dispensam o usuário de digitar no celular as palavras-chave de busca. Basta um toque no comando da tela e falar as palavras da busca, e o resultado da pesquisa (páginas, imagens, mapas ou vídeos) aparece em seguida no visor do aparelho. O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber a tecnologia de voz da Google para celulares.
- Os aplicativos que estamos lançando hoje são muito importantes e esperamos que nos ajudem a aumentar penetração do Android no mercado brasileiro de smartphones - disse Alexandre Hohagen, diretor-geral da Google para a América Latina.
Desde esta quinta-feira, os dois aplicativos podem ser baixados pelos proprietários de celulares equipados com o sistema operacional móvel da Google, o Android. O Navigation funciona a partir da versão mais antiga, a 1.6, já o Voice Search opera apenas a partir do Android 2.1. Basta ir ao Android Market, ou ao endereço http://mobile.google.com.br. Os dois sistemas são gratuitos e exigem que a conexão de internet seja em 3G ou Wi-Fi. Quem tem o iPhone, da Apple, também terá acesso à busca por voz - a navegação pelo Google Maps a princípio não estará disponível, por restrição da Apple.
Programa reconhece sotaques regionais Hugo Barra, diretor de produtos de Mobile da Google, informou que hoje nos EUA 25% das buscas em celulares com Android já são feitas por voz:
- Esse número é um voto de confiança dos usuários à nossa tecnologia de voz.
Segundo o executivo brasileiro, o serviço de pesquisa por voz funciona também nos tablets equipados com o Android. Já o de rota funciona apenas se o tablet estiver conectado ao GPS. Perguntado sobre um sistema operacional próprio para tablets, antecipou:
- Estamos, sim, desenvolvendo a versão do Android especialmente para tablets.
O software para reconhecimento das palavras em português foi desenhado para identificar as pronúncias das diferentes regiões do Brasil, o que resultou num acervo de 100 mil palavras ou expressões mais usadas nas buscas do Google aqui.
- O reconhecimento de voz é uma das tecnologias mais complexas com que trabalhamos hoje - disse Barra.
Lançado há dois anos, o Android é um sistema operacional livre, que já é compatível com 96 tipos de smartphones produzidos por 22 fabricantes. E já é usado em celulares conectados a 59 operadoras de 49 países.
- Hoje são feitas 1,5 milhão de ativações por semana de aparelhos equipados com Android, um sucesso realmente gigantesco - disse Barra.
Acompanhando os novos serviços da Google, a Motorola lança na próxima semana no mercado brasileiro os celulares Milestone 2, que custarão cerca R$ 1,7 mil. A fabricante, porém, tem um modelo, o MP 502, de R$ 709, equipado com Android e que processa os novos serviços.
Já na França, a Google fechou um acordo, com implicações globais, para a reavaliação de suas regras e procedimentos para bloquear determinados anunciantes de adquirir links patrocinados no seu site de busca. A empresa vai adotar condições, como uma notificação com três meses de antecedência, quando rejeitar alguns anúncios que aparecem próximos aos resultados de buscas feitas na França. Segundo o acordo, a Google concordou em aplicar o "princípio de melhorias e esclarecimentos para implementar esses compromissos" em todos os países em que opera com links patrocinados.
O acordo tem ainda termos específicos, que referem-se apenas à França e a anúncios de ferramentas para ajudar os motoristas a evitar radares eletrônicos, com base em queixa da NavX, que fornece mapas on-line indicando câmeras de velocidade em estradas francesas.
- Os aplicativos que estamos lançando hoje são muito importantes e esperamos que nos ajudem a aumentar penetração do Android no mercado brasileiro de smartphones - disse Alexandre Hohagen, diretor-geral da Google para a América Latina.
Desde esta quinta-feira, os dois aplicativos podem ser baixados pelos proprietários de celulares equipados com o sistema operacional móvel da Google, o Android. O Navigation funciona a partir da versão mais antiga, a 1.6, já o Voice Search opera apenas a partir do Android 2.1. Basta ir ao Android Market, ou ao endereço http://mobile.google.com.br. Os dois sistemas são gratuitos e exigem que a conexão de internet seja em 3G ou Wi-Fi. Quem tem o iPhone, da Apple, também terá acesso à busca por voz - a navegação pelo Google Maps a princípio não estará disponível, por restrição da Apple.
Programa reconhece sotaques regionais Hugo Barra, diretor de produtos de Mobile da Google, informou que hoje nos EUA 25% das buscas em celulares com Android já são feitas por voz:
- Esse número é um voto de confiança dos usuários à nossa tecnologia de voz.
Segundo o executivo brasileiro, o serviço de pesquisa por voz funciona também nos tablets equipados com o Android. Já o de rota funciona apenas se o tablet estiver conectado ao GPS. Perguntado sobre um sistema operacional próprio para tablets, antecipou:
- Estamos, sim, desenvolvendo a versão do Android especialmente para tablets.
O software para reconhecimento das palavras em português foi desenhado para identificar as pronúncias das diferentes regiões do Brasil, o que resultou num acervo de 100 mil palavras ou expressões mais usadas nas buscas do Google aqui.
- O reconhecimento de voz é uma das tecnologias mais complexas com que trabalhamos hoje - disse Barra.
Lançado há dois anos, o Android é um sistema operacional livre, que já é compatível com 96 tipos de smartphones produzidos por 22 fabricantes. E já é usado em celulares conectados a 59 operadoras de 49 países.
- Hoje são feitas 1,5 milhão de ativações por semana de aparelhos equipados com Android, um sucesso realmente gigantesco - disse Barra.
Acompanhando os novos serviços da Google, a Motorola lança na próxima semana no mercado brasileiro os celulares Milestone 2, que custarão cerca R$ 1,7 mil. A fabricante, porém, tem um modelo, o MP 502, de R$ 709, equipado com Android e que processa os novos serviços.
Já na França, a Google fechou um acordo, com implicações globais, para a reavaliação de suas regras e procedimentos para bloquear determinados anunciantes de adquirir links patrocinados no seu site de busca. A empresa vai adotar condições, como uma notificação com três meses de antecedência, quando rejeitar alguns anúncios que aparecem próximos aos resultados de buscas feitas na França. Segundo o acordo, a Google concordou em aplicar o "princípio de melhorias e esclarecimentos para implementar esses compromissos" em todos os países em que opera com links patrocinados.
O acordo tem ainda termos específicos, que referem-se apenas à França e a anúncios de ferramentas para ajudar os motoristas a evitar radares eletrônicos, com base em queixa da NavX, que fornece mapas on-line indicando câmeras de velocidade em estradas francesas.
0 comentários:
Postar um comentário