quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Aplicativo para iPhone monitora assentamentos judaicos.

Os usuários podem relacionar vários mapas e fotos em camadas. Foto: peacenow.org/Reprodução

Os usuários podem relacionar vários mapas e fotos em camadas
Foto: peacenow.org/Reprodução


Um grupo de ativistas americanos que se opõe a assentamentos judaicos na Cisjordânia lançou um novo aplicativo online e para smartphones para monitorar a sua propagação. A organização Americans for Peace Now (APN, na sigla em Inglês) disse em seu site que o aplicativo é uma nova ferramenta interativa que permite, de qualquer parte do mundo, obter todas as informações em tempo real sobre o que está acontecendo na Cisjordânia.

O aplicativo é conhecido pelo nome de "Facts on the Ground" (Fatos no chão) e está disponível no iPhone, no iPad e também na internet. O sistema utiliza uma avançada tecnologia de mapeamento via satélite desenvolvida pelo Google, que é atualizado constantemente e reflete os eventos e notícias dos planos de construir novos assentamentos, a criação ou supressão de postos, ou incidentes violentos cometidos por palestinos e colonos judeus.

"A transparência fornecida por esta ferramenta é fundamental neste momento, em que Israel está considerando o 'congelamento' da construção de novos assentamentos", disse Debra DeLee, presidente-executiva da APN. "Embora as pessoas tenham o direito de formar suas próprias opiniões sobre esta difícil questão, existe apenas um conjunto de fatos, e nosso aplicativo fornece esses fatos com clareza e detalhe sem precedentes", afirmou.

Fim da moratória
Atualmente, há muita pressão diplomática sobre o governo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para renovar a moratória parcial sobre a construção de assentamentos judaicos nos territórios ocupados, que expira no próximo sábado.

Israel tem reiterado que não irá renovar a moratória, enquanto os palestinos ameaçaram abandonar as negociações de paz emergente com o governo israelense se reiniciarem as construções. Os colonos estão prontos para começar uma nova onda de construção logo que expirar a moratória.

0 comentários:

Postar um comentário