Evan Williams, CEO do Twitter, fala sobre a nova cara do site em São Francisco
Foto: Reuters
A popular rede social da internet, o Twitter, surpreendeu ao anunciar nesta terça-feira uma remodelação de sua plataforma de mensagens curtas a fim de criar uma "experiência mais fácil, rápida e rica" para os usuários, segundo a empresa.
A companhia convocou a imprensa em San Francisco (na Califórnia) em um evento que voltou a ressuscitar o rumor de sua possível venda ao Google, mas que serviu, na verdade, para revelar as mudanças no serviço.
Os criadores da rede social apostaram em um design mais simples da linha de mensagens, apesar de terem introduzido mais informação relevante associada a cada "tweet", como mais detalhes sobre o autor do texto, o lugar desde onde foi enviada a mensagem e a repercussão que o conteúdo teve entre outros usuários.
Segundo a página twitter.com/newtwitter, uma visão única e simplificada trará as atualizações, respostas e menções, retweets e pesquisas, que poderão ser vistos na parte esquerda. No lado direito serão mostrados os dados de perfis que foram recentemente adicionados, bem como usuários que estão seguindo o proprietário da conta, posts favoritos e os Trending Topics, de uma forma bem similar à versão atual. A novidade, no entanto, é um painel adicional que se abre no lado direito da tela conforme os tweets são clicados.
Nele, são mostradas informações adicionais sobre a postagem em questão, como quais usuários retuitaram a mensagem, além da integração com ferramentas como DeviantArt, Etsy, Flickr, Justin.TV, Kickstarter, Twitgoo, TwitPic, Twitvid, USTREAM, Vimeo, YouTube e outras aplicações que irão exibir os vídeos, imagens e streamings compartilhados diretamente nesta área, sem a necessidade de abrir outra aba ou instância do navegador para visualizar o conteúdo.
Por exemplo, ao clicar em um tweet, o painel de detalhes mostra informa ções adicionais relacionadas ao autor ou ao assunto sobre o qual o post fala, e mesmo o vídeo ou a foto ao qual uma determinada URL está referenciada.
Dependendo do conteúdo, será possível ler os replies e outras mensagens enviadas por esse mesmo usuário, ou um mapa de onde o tweet foi postado, encontrado através de geotags.
Outra novidade interessante é o que foi chamado de mini profile, que exibe de forma rápida os dados resumidos sobre um determinado perfil, quando se clica em seu nome de usuário. Ele traz informações da conta e os posts recentes, quantidade de postagens, seguidores, e em quantas listas ele foi adicionado. Caso o usuário queira ver o perfil completo, existe um link que carrega a página com todo o conteúdo.
Essas mudanças serão feitas de forma gradual nas próximas semanas. Durante esse período de adaptação, todos os usuários poderão alternar entre a versão antiga e a nova. No futuro, no entanto, somente a nova versão estará disponível.
A empresa fez um vídeo promocional que mostra algumas imagens do Novo Twitter e que pode ser visto através da URL bit.ly/Novotwitter.
(com Geek e agências internacionais)
0 comentários:
Postar um comentário