quinta-feira, 9 de setembro de 2010

IFA 2010: Samsung apresenta seu aspirador-robô.

Ao detectar baixa bateria, robô volta à base automaticamente. Foto: Zumo Notícias

Ao detectar bateria fraca, robô volta à base automaticamente
Foto: Zumo Notícias


HENRIQUE MARTIN
Direto de Berlim

Primeiro eles apenas limpavam o chão (meio superficialmente, é verdade) enquanto fazíamos outras coisas. Depois, eles começaram a reconhecer obstáculos, livrando-nos de ter de dar uma espiada vez ou outra para ver se estava tudo bem. Agora, os aspiradores-robô sobem mais um grau em inteligência: o NaviBot SR-8855, que a Samsung mostra na IFA 2010, em Berlim, consegue identificar sujeiras no chão e programar, sozinho, o caminho que fará para completar a tarefa.

O aparelho vem com dois processadores. Com isso, segundo a Samsung, ele consegue marcar em que lugar do ambiente parou ao ser desligado e quais os setores do cômodo já foram limpos. Ele tem também uma câmera que captura pequenos vídeos de 30 frames por segundo e cria, com a ajuda do sistema Visionary Mapping, um plano de ação: basta apertar o botão de liga/desliga no controle remoto ou no próprio aspirador para selecionar o ciclo de limpeza a ser cumprido.

Basicamente, o que muda é que o aspirador-robô volta sozinho para a sua base quando identifica que a bateria está no fim e, depois de cerca de duas horas de carga, ele sai da base e volta exatamente ao local onde havia parado de trabalhar. Obviamente, tudo isso deixando vasos, esculturas, brinquedos e outros objetos intactos no chão (são sete sensores anticolisão e mais três para alertar o gadget sobre escadas e degraus, de acordo com a empresa).

Na Europa, o NaviBot custa de 600 a 700 euros (são duas configurações à disposição).

0 comentários:

Postar um comentário