0

Google lança envio de cartões de Natal com imagens do Maps.

Cartões são enviados por email e ensinam ao destinatário como chegar até o remetente. Foto: Google Maps/Reprodução 
Cartões são enviados por email e ensinam ao destinatário como chegar até o remetente
Foto: Google Maps/Reprodução





O Google anunciou nesta quinta-feira em seu blog oficial o lançamento de um serviço especial de Natal. Trata-se de um aplicativo que envia cartões natalinos com imagens tiradas do Google Maps ou do Street View. Para utilizar o serviço, basta que o usuário acesse o endereço do aplicativo, chamado GoogleMapsHolidays, e siga os passos do assistente.
O primeiro passo é escolher um dos dez modelos de imagens, todas com tema relacionado às festas de fim de ano. O segundo é escolher o mapa, que pode ser um caminho, uma localização ou imagem do Street View. Digite o endereço no campo indicado e clique em "Get Directions".
O terceiro passo é adicionar uma mensagem ao cartão, bem como o destinatário. É possível enviar o mesmo cartão para até dez pessoas, sendo que cada uma receberá uma versão personalizada. Os cartões são enviados por email e ensinam ao destinatário como chegar até o remetente.
O último passo é conferir o resultado, escrever as letras do "captcha" para confirmar a operação e enviar. O cartão chega ao email da pessoa escolhida e ela só pode ver a capa. O mapa e a mensagem são acessados através de um link que acompanha a mensagem. O serviço pode ser acessado pelo atalho http://bit.ly/e0ZuiS.
0

Sul-coreana lança smartphone com processador dual-core.

Chip de núcleo duplo permite realizar mais tarefas simultâneas e multimídia no celular. Foto: Divulgação 
 
Chip de núcleo duplo permite realizar mais tarefas simultâneas e multimídia no celular
Foto: Divulgação



A LG anunciou nesta quinta-feira em Seul o smartphone Optimus 2X, seu primeiro aparelho com processador Tegra 2, da NVidia. Esse chip, de núcleo duplo, permite realizar mais tarefas simultâneas e multimídia no celular.
As configurações do Optimus 2X incluem o processador dual-core de 1 GHz, tela sensível ao toque de 4 polegadas, 8 GB de memória interna (expansível a 32 GB com cartões de memória), câmera de 8 megapixels com gravação de vídeo em alta definição (Full HD 1080p) e saída HDMI para reprodução de fotos e filmes na TV.
O smartphone, de acordo com a LG, será lançado em janeiro na Coreia do Sul, seguido por outros países da Europa e Ásia. O aparelho chega às lojas com o sistema operacional Android na versão 2.2 ("FroYo") e será atualizado em breve para a versão 2.3 ("Gingerbread"), recém-anunciada pelo Google. O preço do aparelho não foi divulgado.
0

Nextel é a mais nova empresa de telefonia móvel do país.

Nextel paga R$ 1,2 bilhão para atuar na área de telefonia móvel.

http://lojascelulares.com/wp-content/uploads/2010/04/logo-nextel.jpg

A Nextel é a mais nova empresa de telefonia móvel do país, com atuação em todos os Estados, exceto algumas regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

A empresa, que até então atuava apenas com telefonia corporativa, arrematou 11 dos 13 lotes de frequência da Banda H leiloados nesta terça-feira pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) por R$ 1,214 bilhão.

A CTBC ganhou um lote referente a cidades do interior de Minas Gerais. A Oi venceu o lote que atende cidades de Goiás e Mato Grosso do Sul.

O leilão teve ágios de 0% a 205%, este referente ao lote que contempla cidades do interior de São Paulo.

A Banda H é a última faixa de frequência destinada à tecnologia 3G. Pelas regras do leilão, empresas entrantes, como Nextel, tinham preferência, o que incomodou as prestadoras atuais. A empresa CTBC, que também teve preferência, tem pequena participação no Estado de São Paulo e Mato Grosso.

Oi, Claro, Tim, Vivo, Nextel e CTBC participaram da licitação. As atuais prestadoras somente poderiam competir por lotes de frequência em áreas onde ainda não atuam e em caso de não haver entrante interessado, o que não ocorreu.

Os vencedores do leilão deverão cumprir compromissos de abrangência na prestação do serviço móvel, com prazos definidos pela Anatel.

Entre um lance e outro, representantes da Oi e da Claro se manifestaram contra as regras dispostas no leilão que limitaram a entrada das atuais prestadoras.

Exigiram isonomia de tratamento. A Claro chegou a taxar as normas de inconstitucionais.

As prestadoras tentaram impugnar o edital do leilão semanas atrás, sem sucesso.

Segue na tarde de hoje a oferta de mais 152 lotes de sobras de frequências destinadas a 3G não licitadas em leilão anteriores, que serão disputadas pelas atuais empresas.

0

10 milhões de luzes do Facebook "iluminam" mapa do mundo.

Os contornos dos países são feitos com a intensidade da luz que emerge das amizades em cada local. Foto: Divulgação 
 
Os contornos dos países são feitos com a intensidade da luz que emerge das amizades em cada local
Foto: Divulgação



Um engenheiro de infraestrutura da informação do Facebook juntou 10 milhões de pares de amizares do Facebook para criar um mapa do mundo "iluminado" com elas.
Segundo o site Gizmodo, no mapa não há demarcação das fronteiras dos países. São somente as luzes das amizades que dão os contornos conforme a intensidade de usuários de determinada região. Por exemplo, é impossível reconhecer os contornos do norte da Ásia, onde fica a Rússia e parte da China.
0

Se seus pais não sabem usar a internet, o Google ensina.

Cansada de ajudar familiares a configurar e corrigir problemas em seus computadores, uma equipe do Google pôs no ar um site dedicado exatamente a essa tarefa: ensinar quem não sabe mexer direito com PCs e internet com vídeos rápidos. O único problema é que as aulas estão em inglês.



No endereço www.teachparentstech.org, o filho/enteado/sobrinho preenche uma lista de temas que considera necessários para ensinar aos parentes. Entre os diversos temas estão copiar e colar, trocar o papel de parede, atualizar o browser, mudar o endereço de email, editar fotos, criar blogs e até mesmo como achar uma pizzaria por perto.



Segundo o Google, o site traz mais de 50 dicas básicas para ajudar com tecnologia. Depois de selecionar os items, basta enviar um email para seu parente necessitado em tecnologia.

0

Tablets alcançam seu clímax em 2010 com a 'iPadmania'.

iPad agora concorre com outros três tablets: HP Slate, Samsung Galaxy Tab e BlackBerry PlayBook. Foto: Divulgação 
 
Rivais tentam destronar a Apple antes que ela monopolize o mercado dos tablets
Foto: Divulgação


Conectado à internet, maior que um telefone, mas menor que um laptop, os tablets surgiram como a tendência mais bem-sucedida de 2010 para satisfazer uma geração que vive em busca da conexão onipresente. O iPad, lançado em abril pela Apple, converteu-se no acessório digital imprescindível do ano.
Enquanto isso, os rivais tentam destronar a empresa que define as tendências antes que ela monopolize o mercado dos tablets, da mesma maneira que seu iPod fez no mercado dos tocadores de MP3. "A Apple acertou em cheio e fez de seu tablet um sucesso", disse o analista da Gartner, Ken Dulaney. "Haverá muita gente tentando destroná-lo, mas vai acontecer como com os iPods. Todo mundo quer um".
O estilo de vida na era da internet abriu caminho para que a estreia dos tablets fosse bem-sucedida, de acordo com a analista da Forrester Research Sarah Rotman Epps. As semanas de trabalho tornaram-se mais longas com a proliferação de dispositivos que mantêm as pessoas constantemente conectadas com seus chefes durante a noite e nos fins de semana, de acordo com estatísticas da Forrester.
"Os consumidores estão trabalhando o tempo todo, eles têm menos tempo livre e menos dinheiro para gastar, mas ainda querem maximizar o aproveitamento que têm" através destes acessórios, diz Rotman. Segundo as estatísticas de Forrester, 26% dos consumidores americanos que compraram iPads o utilizam para o trabalho e para atividades pessoais.
"As pessoas estão usando o tablet para ler o Wall Street Journal ou ver TV na cama", disse Rotman Epps. "Em algumas circunstâncias, está substituindo os laptops, a televisão e a mídia impressa". As pesquisas de comportamento do consumidor mostram que os donos de iPads veem mais vídeos, notícias e outros conteúdos on-line do que outras pessoas.
A evolução da tecnologia sem fio, o crescimento da demanda por comunicações mais rápidas e um acesso mais ágil à internet são as principais tendências que irão moldar os setores de telecomunicações, mídia e tecnologia nos Estados Unidos nesta década, informa um relatório da consultoria Moody divulgado neste mês.

0

Adobe promete corrigir problemas com Flash no Chrome OS.

Cr-48 Chrome Notebook tem tela de 12,1, 3G integrado e bateria com duração estimada em 8 horas e não tem HD. Foto: Divulgação 
Adobe diz estar trabalhando para corrigir problemas com Flash no recém-lançado sistema operacional do Google
Foto: Divulgação


A Adobe afirmou conhecer problemas no uso do Flash Player no recém-lançado Chrome OS, do Google. "Existe uma longa lista de oportunidades de integração para melhorar e otimizar a navegação na web", escreveu Paul Betlem, diretor sênior de engenharia da Adobe, no blog oficial da companhia.
"Em termos de notebooks Chrome especificamente, assim como vários aspectos do aparelho, a compatibilidade com o Flash Player 10.1 continua um trabalho em andamento", escreveu. Entre os problemas, na visão de Betlem, estão o desempenho de vídeo (em discussão com engenheiros do Google), que deve levar à aceleração de vídeo integrada com o hardware.
"O trabalho feito é prioridade máxima para o vídeo, já que a grande maioria do vídeo na web é mostrado usando Flash", disse. O engenheiro da Adobe ainda comentou que a companhia estima o tráfego mensal de vídeo na internet em 120 petabytes (ou 128 bilhões de megabytes).
0

Mais de 300 mil smartphones com Android são ativados por dia.

O modelo da Samsung é chamado SCH-W899 e funciona na rede CDMA . Foto: Divulgação 
Em agosto, CEO do Google afirmou que a ativação tinha dado um salto de 200 mil na época
Foto: Divulgação



O sistema operacional móvel do Google, Android, está ganhando terreno sobre o líder de mercado Symbian, da Nokia, apenas dois anos após seu lançamento.
"Mais de 300 mil smartphones Android são ativados todos os dias", disse o chefe da unidade do Google, Andrew Rubin, em mensagem publicada na rede de microblogs Twitter nesta quinta-feira.
O Android, que é disponibilizado gratuitamente para fabricantes de celulares, continuava bem atrás do Symbian no mercado global no terceiro trimestre, mas já se encontrava à frente dos sistemas operacionais usados pela Apple para o iPhone e pela Research In Motion para o BlackBerry.
Fabricantes de aparelhos como HTC, Motorola e Samsung Electronics já venderam um total diário de 218 mil smartphones Android no último trimestre.
Já a Nokia vendeu cerca de 325 mil smartphones Symbian por dia no mesmo período, segundo pesquisa da Canalys, que afirmou que o volume de vendas deve crescer no quarto trimestre.
0

Apps podem tornar públicas as mensagens privadas no Twitter.

Segundo especialistas, há uma nova bolha tecnológica surgindo no mundo e ela tem foco na socialização da web. Foto: AFP 
Ao autorizar um aplicativo, desenvovedores podem ter acesso a todas as informações da sua conta
Foto: AFP



Tom Scott, um desenvolvedor de aplicativos para o Twitter e Facebook afirmou em postagem no blog de tecnologia do jornal britânico The Guardian que poderia ler as mensagens privadas de qualquer pessoa que tenha se cadastrado no app criado por ele. "Eu não vou, é claro - é ilegal e antiético - mas a curiosidade é uma coisa poderosa", escreveu.
Scott diz que criou um aplicativo que fornece estatísticas interessantes sobre os tweets dos usuários. Segundo ele, o sistema de autorização do Twitter não faz distinção entre grandes aplicativos, como TweetDeck, e os de pequena dimensão, como jogos, por exemplo. Esse sistema faz com que mesmo desenvolvedores que só precisem ter acesso a alguns de seus tweets para produzir um app tenham acesso a todas as informações da sua conta, podendo realizar qualquer ação no seu perfil, como mudar fotos, seguir e bloquear usuários, e até mesmo ler suas Direct Messages (DM).
"Quase todas as aplicações do Twitter que você autorizar, não importa quão trivial sejam, têm o controle quase total sobre sua conta. Essa não é uma nova revelação, mas muita gente ficará surpresa", afirmou. Scott sugere que os usuários chequem a página de conexões do microblog para conferir quais aplicativos foram autorizados a usar as informações da conta. "Você deve revogá-las a menos que tenha certeza de querer correr o risco deles serem desonestos de alguma forma", disse.
0

Força Aérea dos EUA quer fazer uma mosca-robô assassina.

Pesquisadores estão analisando o comportamento das moscas para melhorar a estabilização de vôo e navegação. Foto: You Tube/Reprodução 
 
Pesquisadores estão analisando o comportamento das moscas para melhorar a estabilização de voo e navegação dos MAVs
Foto: You Tube/Reprodução


A USAF, a Força Aérea dos Estados Unidos, está trabalhando em um projeto de desenvolvimento de robôs do tamanho de insetos, desenhados para missões de espionagem, reconhecimento e até assassinato.
Segundo o pronunciamento feito nesta quarta-feira pelo Escritório de Pesquisa Científica da Força Aérea - AFOSR, os engenheiros dos laboratórios da Califórnia irão aprender como construir pequenos robôs voadores - chamados de Micro Air Vehicules (MAVs) - que podem voar através de portas, aberturas e coberturas, conta o site The Register.
Para tanto, os pesquisadores estão analisando o comportamento das moscas em túneis com muitos obstáculos, buscando medidas para melhorar a estabilização de voo e navegação em veículos deste tamanho, explica o Dr. William Larkin, do AFOSR.
Para seguir as moscas durante seu voo, os pesquisadores construíram um sistema de rastreamento 3D, que tem o incrível desafio de localizar quase que instantaneamente os insetos dentro da arena de testes.
Ainda segundo o The Register, se os cientistas da USAF conseguirem compreender os mecanismos utilizados pelas moscas para se orientarem durante o voo, eles poderão utilizar as mesmas ideias para melhorar as manobras com os MAVs onde o sinal de GPS não chega.
0

Google anuncia novo smartphone.

O Google anunciou nesta segunda-feira o Nexus S, o novo smartphone da marca. O aparelho, feito em parceria com a Samsung, é sucessor do Nexus One, lançado no ano passado.

Apesar de ser parecido com o Samsung Galaxy S, o Nexus S tem mais memória interna (16 GB), câmera de 5 megapixels com flash e um sistema "Near Field Communications" (NFC), que permitirá o uso do celular para pagamentos eletrônicos.

Segundo o Google, a novidade usa um dos processadores mais rápidos do mercado, de 1 GHz. O novo gadget começa a ser vendido a partir do dia 16 nos EUA por US$ 529 desbloqueado e sem contrato, ou por US$ 199, com contrato de dois anos com a operadora T-Mobile.


Fonte: Folha Online - 06/12/2010

0

iPad 2 deve ser lançado em fevereiro, diz jornal chinês.

Nos Estados Unidos, o aparelho mais caro pode ser encontrado por US$ 829. Foto: Reprodução
Nova versão do tablet da Apple deve ser lançada em fevereiro
Foto: Reprodução

Fevereiro é a data marcada para que a próxima versão do iPad, tablet da Apple, saia das fábricas da Foxconn Electronics, na China, para as lojas. A informação foi publicada hoje pelo jornal Digitimes, de Taiwan, citando fontes ligadas a fabricantes de componentes.
Segundo o Digitimes, o primeiro lote do iPad 2 terá entre 400 mil e 600 mil unidades. O jornal diz que "a Apple planejou começar a produção em massa em janeiro, mas, como o firmware do aparelho ainda está em testes, a Apple decidiu atrasar a agenda".
A fábrica da Foxconn (Hon Hai Precision Industry) de Shenzen será responsável pela fabricação do iPad 2. A Foxconn não comentou as informações.
O Digitimes comenta ainda os números de vendas de iPads, com 7,5 milhões de unidades vendidas em 2010. "Com o início das vendas do iPad na Coreia do Sul e América Latina no último trimestre, somado à alta demanda das vendas de final de ano, as vendas para o trimestre devem passar dos 7 milhões de unidades", afirma o jornal de Taiwan.
0

Professor dos EUA implanta câmera atrás da cabeça.

Câmera implantada atrás da cabeça do professor irá documentar um ano da sua vida. Foto: AP 

Câmera implantada atrás da cabeça do professor irá documentar um ano da sua vida
Foto: AP



O professor da Universidade de Nova York que pretendia implantar uma câmera na nuca já realizou a cirurgia, segundo o site Pop Sci. Wafaa Bilal, professor da Escola de Artes da Universidade, realizou a cirurgia como parte de uma exposição de arte dinâmica chamada de The 3rd I, que, em inglês significa literalmente "o terceiro eu", mas foneticamente quer dizer "o terceiro olho".
A câmera implantada atrás da cabeça do professor irá documentar um ano da sua vida, enviando imagens a cada 60 segundos para monitores no museu Mathaf (Museu Árabe de Arte Moderna), no Catar. Para proteger a privacidade dos seus alunos, uma tampa irá cobrir a câmera durante as aulas.
O professor disse à AP que o projeto levantará "importantes questões sociais, estéticas, políticas, tecnológicas e artísticas". Segundo ele, o projeto representa "as coisas que não vemos ou deixamos para trás".
0

Menos da metade da América Latina usa internet, diz pesquisa.

A América Latina tem avançado rapidamente em sua conectividade à internet nesta década. No entanto, sua penetração continua baixa e não passa da metade da população da região, revelou um estudo nesta sexta-feira do grupo de pesquisas Latinobarómetro.
A pesquisa do órgão, sediado em Santiago, mostra que cerca de 39% da população latinoamericana afirma ter usado email ou se conectado à internet em 2010, número bem maior que os 19% de 2002.
Segundo a consultora, Chile, Uruguai e Venezuela quase triplicaram seu nível de conectividade, enquanto que a maior parte dos países da região apenas a duplicaram. "A América Latina avançou muito em sua conectividade via internet (...) Os países da América Central são os que menos usam a Internet na região", diz o estudo.
O país com a maior taxa de conectividade na América Latina é o Chile, onde 58% da população afirma ter usado email ou se conectado à internet. Em segundo lugar fica a Argentina, com 54%, acompanhada pela Venezuela com 51%, e Uruguai e Costa Rica com 47%.
No outro extremo estão Paraguai, El Salvador, Honduras e Nicarágua como os países com menor conectado a Web.
0

Dona da marca i-Pad quer fim das vendas do tablet no Brasil.

Entusiastas testam e exploram o Ipad na sua noite de estreia no Brasil. Foto: Simone Sartori/Terra 

Empresa aguardou o início das vendas do iPad no mercado brasileiro para entrar com uma ação judicial contra os varejistas que comercializam o tablet da Apple
Foto: Simone Sartori/Terra

Uma fabricante brasileira de produtos da área de saúde e tecnologia pretende ir atrás dos varejistas que comercializam o iPad, da Apple, no mercado local. A Transform tem o registro da marca "i-Pad" no país desde 2007 e obteve a confirmação desse processo no começo deste ano junto ao Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
A Apple não comenta o tema. Segundo o advogado da empresa brasileira, Newton Silveira, a empresa aguardou o início das vendas do iPad no mercado brasileiro para entrar com uma ação judicial contra os varejistas que comercializam o tablet da Apple. "Desde 19 de janeiro de 2010 a Transform tem o direito exclusivo sobre a marca iPad no Brasil", afirmou Silveira. "Se a Apple tem essa marca em outros países, não importa, já que no Brasil ela pertence à Transform", disse. "A Apple não liga para o direito dos outros e faz pirataria à vontade".
A primeira ação contra a Apple foi tomada na noite desta quinta-feira, quando ocorreu o lançamento oficial do iPad em diversas lojas à meia-noite. Os advogados da empresa entraram com um pedido de busca e apreensão para obter provas na loja Fast Shop, do Shopping Iguatemi, em São Paulo, com seis modelos, representando toda a linha de iPads, apreendidos.
A partir dessa apreensão, a Fast Shop tem 30 dias para responder antes de uma ação principal, que pretende encerra a venda de iPads no Brasil sob pena de multa diária e apreensão, de acordo com Silveira. "Ocorre um dano à reputação da marca, não vão acreditar que a marca é da Transform", afirma.
A Transform vende equipamentos médicos, como desfibriladores profissionais, e mostra em seu site uma linha de computadores. "O direito da Transform é de uso da marca em PCs, notebooks e software". Silveira citou os acordos feitos pela Apple no exterior, com a Cisco (por conta da marca iPhone) e Fujitsu (também pela marca iPad).
Questionado por que ir atrás dos vendedores de iPads e não da Apple, Silveira foi categórico: "a Apple está nos Estados Unidos. As lojas estão vendendo marca alheia em um produto e que é pirata", afirmou. "O comerciante comete o crime por vender uma marca que não é legítima, vamos atacá-los pelo caminho legal", disse o advogado da companhia. "Depois, o problema é entre eles e a Apple. Quem põe no mercado é responsável também, causa o prejuízo".
O próximo passo da empresa é ir atrás dos outros vendedores do tablet no país. A Apple, em janeiro, entrou com um pedido de nulidade de concessão de marca no Inpi. Uma resposta do instituto está prevista para janeiro, e a entidade pode vir a cancelar a propriedade de marca da Transform.
0

Testamos: iPad chega ao Brasil como objeto de desejo.

Produto chega ao País depois de quase um ano desde o lançamento nos Estados Unidos. Foto: Simone Sartori/Terra 
Produto chega ao País depois de quase um ano desde o lançamento nos Estados Unidos
Foto: Simone Sartori/Terra


O iPad, mesmo com meses de distância do lançamento oficial nos Estados Unidos, mantém seu status de "objeto de desejo". O tablet da Apple, lançado oficialmente nesta sexta-feira no Brasil, é apenas o primeiro passo da companhia de Steve Jobs em mudar totalmente a computação pessoal. Isso já aconteceu com o iPhone, e o iPad segue o mesmo caminho.
Uma velha máxima sobre produtos de tecnologia, em geral, vale para a Apple: nunca compre produtos de primeira geração. Eles terão bugs críticos que serão corrigidos na próxima versão do produto. A afirmação, entretanto, se aplica parcialmente ao iPad: apesar de ser o primeiro tablet da fabricante (esqueça o PDA Newton, de anos atrás), seu hardware é novo, mas o sistema operacional iOS, não.
E, pensando desse modo, é fácil dizer que o iPad é uma evolução elegante do iPhone. A tela, construída com tecnologia que nenhum outro fabricante conseguiu imitar com perfeição ainda, desliza os dedos com uma facilidade incrível. O multitoque, presente na maioria dos aplicativos, ajuda demais a esquecer que você precisa de um teclado virtual ou físico. E, mesmo se precisar digitar direto no touchscreen, o espaçamento das teclas ¿ agradeça às 9,7 polegadas de vidro ¿ permite realizar a tarefa sem problemas. Basta, apenas, treinar um pouco.
Navegar na web é outro recurso incrível do iPad, e não reclame da falta de Adobe Flash. Inúmeros sites em HTML5 mostram vídeos sem nenhum problema (um bom exemplo, caso você tenha comprado um iPad, é o da CNN). Após navegar bastante, você nem nota a falta do Flash.
Como um bom produto da Apple, a integração de software da fabricante é importantíssima: sincronize fotos e músicas com seu iPad, mas só veja rostos em seus álbuns de fotos se tiver um Mac (não funciona no PC esse recurso). Baixe os aplicativos da App Store (segundo a Apple, mais de 40 mil já feitos apenas para o tablet) e trabalhe com os programas do pacote iWork (Keynote, Pages, Numbers) como se estivesse no MacBook. Fora inúmeros jogos, apps de bobagens, produtividade, música, diversão. Pena que alguns apps, por restrições geográficas, não possam ser comprados por aqui (caso dos games).
E vale lembrar que parte do conteúdo multimídia do iPad ainda vive intocado para quem mora no Brasil: a iTunes Store, loja de músicas, filmes e programas de TV. Novamente, questões de licenciamento (e por que não dizer, políticas regionais) atrapalham a vida de quem quer comprar música e vídeos de maneira legalizada e oficial.
Diferente do iPhone, o iPad no Brasil (e em todo o mundo) é vendido em sua versão 3G desbloqueado, sem precisar ter algum vínculo com operadora de celular. Você compra seu iPad pelo preço cheio e procura uma operadora que venda planos de internet que caibam no seu bolso mês a mês ¿ e as operadoras não estão vendendo o iPad ainda com planos fechados com direito a subsídio ao aparelho (é algo para 2011, apenas). Se em alguma loja tentarem te vender o iPad atrelado a algum plano hoje, diga que é venda casada.
Em poucas horas mexendo no iPad, dá para ter a sensação rápida do que é brincar com o aparelho. Mas já dá para entender que é uma categoria nova, entre o notebook e o smartphone, e que se diferencia muito de outros tablets ¿ mais notadamente, o Samsung Galaxy Tab, também já à venda no Brasil. Em uma comparação rápida, o Galaxy Tab é um smartphone mais poderoso, que atua do lado do notebook durante o dia de trabalho e vira uma central de multimídia quando você quer. O iPad, porém, dispensa o notebook. Só falta falar.
0

Banda larga por R$ 15 espera autorização do Ministério da Fazenda.

Plano de incentivos fiscais federais e estaduais que possibilite baratear o acesso à internet já foi aprovado em reunião ministerial

A possibilidade do acesso aos serviços de banda larga por cerca de R$ 15 aguarda autorização do Ministério da Fazenda.

Segundo publicado pela Agência Brasil, a formulação de um plano de incentivos fiscais federais e estaduais que possibilite baratear o acesso à internet já foi aprovada em reunião ministerial, mas ainda aguarda autorização.

Modems

Além disso, de acordo com o integrante do CGPID (Comitê Gestor do Programa de Inclusão Digital), Arthur Coimbra, que participou da terceira edição do Fórum Brasil Conectado, o governo federal está trabalhando na desoneração de impostos, como o PIS e a Cofins, para aparelhos de modems.

A proposta, conhecida como “Modem para todos”, já foi aprovada pelo Ministério da Fazenda e aguarda apenas normatização.

Outras medidas

Ainda no sentido de diminuir custos, o presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Ronaldo Sardenberg, que também participou do evento, disse que o conselho diretor da agência deve ter uma definição sobre a destinação da faixa de 450 Mhz até a próxima semana, e sobre o PGMU3 (Plano Geral de Metas de Universalização da telefonia fixa) até o fim do ano.

A primeira medida, segundo Coimbra, seria necessária para levar banda larga para áreas rurais e escolas públicas e a segunda contribuiria para a universalização da telefonia fixa e da internet.
0

Aparelho carrega eletrônicos com a energia de uma caminhada.

Dez minutos de caminhada geram energia para 1 minuto de conversação no iPhone 3G. Foto: Divulgação
Dez minutos de caminhada geram energia para 1 minuto de conversação no iPhone 3G
Foto: Divulgação



A Tremont Electric desenvolveu uma solução portátil que capta os movimentos do seu corpo e os converte em eletricidade para dispositivos móveis. O nPower PEG cabe em qualquer mochila ou pochete e é compatível com cerca de 90% dos aparelhos eletrônicos.
Com ele, qualquer um é capaz de gerar energia em qualquer local com movimentos periódicos. Também se trata de uma fonte de energia limpa e renovável. Possui uma porta USB, e basta conectar o carregador do seu aparelho e começar a caminhada. Se você precisar de carga rapidamente, basta agitar o aparelho.
O dispositivo se ajusta automaticamente à intensidade da sua atividade, a fim de captar o máximo de energia. Ele é composto de policarbonato e revestido de titânio para assegurar sua resistência. Também possui baterias de lítio-polímero, que armazenam energia mesmo quando não há nenhum aparelho conectado.
Em seu interior, um pequeno imã é agitado pelos movimentos corpóreos do usuário. Sempre que ele atravessa a espira elétrica, induz uma corrente. Qualquer atividade que movimente o dispositivo de forma regular gera as condições para que ele funcione.
Segundo a fabricante, 10 minutos de caminhada geram energia para 2 minutos de conversação no iPhone 2G e 1 minuto na versão 3G. Em um iPod Nano, 1 minuto de caminhada corresponde a 1 minuto de reprodução. Seus desenvolvedores estudam ainda a possibilidade de criar modelos gigantescos do nPower PEG para captar o movimento das placas tectônicas do solo. Essa, talvez, seja mais uma alternativa para a utilização de "energia verde" no futuro. O carregador portátil de baterias está à venda no site da empresa por US$ 149 dólares.
0

iPad chega às lojas brasileiras na sexta-feira.

Nos Estados Unidos, o aparelho mais caro pode ser encontrado por US$ 829. Foto: Reprodução 
 
iPad chega ao país em seis modelos, a partir de R$ 1.649
Foto: Reprodução

A Apple lança na próxima sexta-feira seu tablet iPad no mercado brasileiro. Os modelos com conectividade Wi-Fi e Wi-Fi com 3G estarão à venda na loja online da empresa e em revendas autorizadas. O anúncio foi feito pela Apple nesta segunda-feira.
Segundo a empresa, o iPad terá preços a partir de R$ 1.649 (16 GB), R$ 1.899 (32 GB) e R$ 2.199 (64 GB) na linha com Wi-Fi apenas. Já os modelos com conectividade 3G saem por R$ 2.049 (16 GB), R$ 2.299 (32 GB) e R$ 2.599 (64 GB).
O iPad permite navegar na internet (ainda sem suporte ao padrão Adobe Flash, como no iPhone), ver vídeos e ouvir músicas, com downloads direto da iTunes Store. A tela de 9,7 polegadas é sensível a múltiplos toques e permite digitar em um teclado virtual. Com 1,27 cm de espessura e 680 gramas de peso, o iPad usa um processador Apple A4 de 1 GHz, tem conectividade Wi-Fi (padrão 802.11n), armazenamento de 16 GB a 64 GB (em memória Flash), Bluetooth 2.0, alto-falantes, microfone e bateria que dura até 10 horas.
O tablet da Apple usa o mesmo sistema operacional do iPhone. Desse modo, é possível rodar aplicativos do smartphone em tela cheia no iPad. Além disso, o iPad vem com aplicativo iBooks, para leitura de livros eletrônicos.
0

Smartphone e Twitter: os mais populares no Japão em 2010.

Segundo especialistas, há uma nova bolha tecnológica surgindo no mundo e ela tem foco na socialização da web. Foto: AFP 
Pesquisa apontou o Twitter entre os mais populares do país asiático
Foto: AFP

O Twitter e os smartphones foram os produtos mais populares no Japão em 2010, segundo a pesquisa Hit Product Recognition Survey, feita pela agência de propaganda Dentsu.
Nos últimos anos, os consumidores japoneses não têm dado muita atenção aos mais recentes gadgets e tendências, preferindo ir atrás de promoções e pechinchas uma vez que o ritmo econômica não anda bom. No entanto, a última leva de produtos tecnológicos têm gerado um falatório considerável.
Tablets como o iPad, da Apple, vieram em 19º lugar, de acordo com o levantamento. Filmes, televisores e outros produtos 3D ficaram em 15º lugar.
0

Menina de 7 anos gasta R$ 675 em jogo do Facebook.

O pai conectou a filha no Facebook, mas não notou que havia esquecido de fazer logoff na sua conta do PayPal. Foto: The Sun/Reprodução 

O pai conectou a filha no Facebook, mas não notou que havia esquecido de fazer logoff na sua conta do PayPal
Foto: The Sun/Reprodução

Uma menina de sete anos gastou, na frente dos pais, 250 libras (cerca de R$ 675) em uma hora no Facebook. Segundo o jornal britânico The Sun, Megan Fox pediu para jogar Petville, um jogo em que os usuários podem comprar roupas e móveis virtuais para um animal de estimação virtual.
O pai conectou a filha no Facebook, mas não notou que havia esquecido de fazer logoff na sua conta do PayPal. De acordo com o jornal, o casal não deixa a filha ter sua própria conta no Facebook, então o pai entrou na própria conta para que a menina brincasse enquanto ele estava por perto.
"Ela estava jogando, perguntanto qual roupa nós preferíamos. Jogamos junto, e não percebemos que ela estava gastando dinheiro. Eu fiquei atormentado quando descobri o que aconteceu", disse o pai ao The Sun. Ele e a mulher tentaram pedir reembolso da quantia, mas o pedido foi recusado. Segundo as regras do jogo, o titular da conta é responsável se alguém da família fizer compras.
0

Película promete transformar iPad e iPhone em aparelhos 3D.

Película plástica cria o efeito 3D sem óculos na tela dos dispositivos com linhas interpostas. Foto: Divulgação 
 
Película plástica cria o efeito 3D sem óculos na tela dos dispositivos com linhas interpostas
Foto: Divulgação




Para uma startup americana, ver fotos e vídeos em 3D não deve ser exclusividade de TVs caras: uma película lançada pela Grilli3D nos Estados Unidos esta semana transforma conteúdo normal em 3D ao iPad e iPhone sem precisar de óculos especiais.
A película plástica, que custa US$ 29,99 para iPad e US$ 14,99 para iPhone e iPod touch, cria o efeito 3D sem óculos na tela dos dispositivos com linhas interpostas. A fabricante diz que as linhas bloqueiam a visão de determinado ângulo para cada olho, gerando a percepção de profundidade.
À primeira vista, o resultado parece bastante similar aos livros 3D que usavam impressão lenticular ou ao velho método de colocar celofane colorido na frente do televisor para simular efeitos 3D. Mais informações no site da empresa, no atalho http://bit.ly/ewXZsN.
0

E-mail personalizado com CPF é nova abordagem de phishing.

Mensagem usa os nomes e logomarcas dos grandes bancos brasileiros. São cada vez mais frequentes histórias de golpes utilizando o documento.

A Karspersky, empresa privada de segurança da internet , alertou nesta terça-feira (23) que usuários brasileiros foram atacados por uma interessante mensagem de phishing na semana passada: a abordagem é feita apresentando o nome completo e o número do CPF da vítima, numa tentativa de legitimar a falsa mensagem, fazendo com que o destinatário acredite na mensagem e clique no link malicioso.

A mensagem usa os nomes e logomarcas dos grandes bancos brasileiros e tanto no campo “assunto” quanto no corpo da mensagem apresenta o nome completo de quem a recebe, além do número do seu CPF.

O CPF é o número que identifica cada cidadão brasileiro perante o governo. O número é muito importante, uma vez que sem ele você não pode abrir conta em bancos, tirar título de eleitor, fazer empréstimos, ter carteira de trabalho ou prestar concursos públicos.

A divulgação do número deve ser controlada, pois são cada vez mais frequentes histórias sobre golpes utilizando este documento, como a do mecânico que teve seus dados roubados por estelionatários, entre eles o número do CPF e ficou com uma divida de R$ 685 mil. A posse desse número possibilita ao criminoso roubar a identidade da vítima e causar diversos prejuízos, ou em outro caso, produzir mensagens personalizadas de phishing como no caso a cima.

Vazamento de dados

Essa não é a primeira vez que usuários brasileiros são abordados com esse tipo de golpe, que fazem uso de dados pessoais. No ano passado, clientes de uma empresa aérea foram alvo de mensagens maliciosas que mostravam não só o nome completo como também o número do cartão do programa de pontos por fidelidade.

O acesso a esse tipo de informação confidencial, geralmente, é causado a partir de incidentes de vazamento de dados – que podem ocorrer de diversas formas: desde um servidor invadido por cibercriminosos que roubam os dados ou pela perda de notebooks ou pendrives contendo informações corporativas. Infelizmente não existem muitas formas de se proteger, pois quando o usuário se cadastra em um site de comércio eletrônico e tal empresa sofrer um ataque, automaticamente os dados roubados permitem que todos se tornem vitimas em potencial.

No caso do CPF e outros dados do cidadão temos um cenário ainda mais grave, pois esse tipo de informação pode ser facilmente comprada pela internet ou em bancas de camelô.

Portanto, quando receber um e-mail, mesmo que exibindo seus dados pessoais, fique atendo e seja sempre cuidadoso.
0

Hacker que controlava webcams é condenado a 18 meses de prisão.

Segundo a polícia, Matthew Anderson, de 33 anos, operava na sala da casa da mãe. Foto: BBC Brasil 
 
Segundo a polícia, Matthew Anderson, de 33 anos, operava na sala da casa da mãe
Foto: BBC Brasil

Um hacker britânico foi condenado a um ano e meio de prisão por invadir os computadores de outras pessoas, roubando dados pessoais e até controlando remotamente as suas webcams.
Matthew Anderson, 33 anos, foi preso em junho de 2006 em Drummuir, na Escócia por fazer parte de uma rede de "piratas" que roubavam dados de usuários. Mais duas pessoas foram presas na operação - uma em Suffolk, na Inglaterra, e outra na Finlândia.
Anderson teria sido o responsável por enviar milhões de mensagens de spams que instalavam um vírus nos computadores das pessoas que abrissem as mensagens. A ação afetou usuários na Grã-Bretanha e na Finlândia. Com o vírus instalado, Anderson não só era capaz de acessar dados pessoais das vítimas, mas também de controlar as câmeras dos computadores infectados, efetivamente espionando as casas das pessoas sem ser reconhecido.
A investigação da polícia descobriu que Anderson tinha guardadas imagens das casas das pessoas afetadas, assim como cópias de documentos particulares, como contas, relatórios médicos, currículos, listas de senhas e fotografias. Segundo a polícia, o hacker britânico operava na sala da casa de sua mãe.
Anderson foi condenado nessa terça-feira pelo tribunal de Southwark Crown, em Londres, por "modificação não autorizada de sistemas de informática". Segundo a Polícia Metropolitana de Londres, a rede agia desde 2005, tendo centenas de empresas britânicas como alvo principal. Acredita-se que dezenas de milhares de computadores foram infectados pelos hackers.
0

Para especialistas, uma nova bolha tecnológica está surgindo.

Segundo especialistas, há uma nova bolha tecnológica surgindo no mundo e ela tem foco na socialização da web. Foto: AFP 


Segundo especialistas, há uma nova bolha tecnológica surgindo no mundo e ela tem foco na "socialização" da web
Foto: AFP

A famosa bolha da internet durou pouco mais de 6 anos, desde de 1995. Ao mesmo tempo que muita empresas quebraram por não se encaixarem corretamente neste novo mercado, o período foi essencial para a explosão do uso da web em termos mundiais. De uma dezena de milhões de usuários online, no final da década de 90, hoje o número ultrapassa facilmente a casa de um bilhão. Para os especialistas do evento Web 2.0 Summit, Fred Wilson e John Doerr, há uma nova bolha tecnológica surgindo no mundo e ela tem foco na "socialização" da web.
Segundo Doerr, empresário da Kleiner Perkins Caufield & Byers, o mundo vive uma combinação interessante de smartphones, redes sociais, convergência e "há uma bolha aparecendo neste contexto". É quase como se, de acordo com ele, todos quisessem um pedaço deste bolo. Para Wilson, é visível este novo movimento do mundo online, o que, de acordo com ele, é bastante parecido com o fenômeno da bolha da internet. Um exemplo usado na comparação é o caso do Facebook, que Wilson acredita ser hoje a melhor companhia de tecnologia do mundo e que melhor executa suas propostas. Para ele, são Mark Zuckerberg e sua criação social que encabeçam essa corrida.
Eles acreditam que o mundo vive uma tendência à "socialização" da experiência online do usuário. Jogos, comunicação, e-mails, discussões, educação e outras relações que sempre existiram na sociedade "física", por assim dizer, estão sendo transferidas para o universo virtual sob a patente de "social". É possível citar uma dezena de novas redes sociais que nasceram nos último anos, por exemplo, que vão de redes de profissionais de emprego, como o LinkedIn, a outras brincadeiras como o JustMadeLove.com, em que os membros compartilham com amigos suas experiências sexuais.
No entanto, é necessário fazer ressalvas. Como lembra o colunista do site de tecnologia Fórum PCs Luís Sucupira, tudo pode não passar de mais um "modismo" virtual e o assunto pode trazer mais polêmicas especulativas do que efetivamente hipóteses que podem se concretizar. "Esse assunto é muito semelhante ao 'boom' dos blogs anos atrás. Todo mundo criou um e a maioria abandonou", comentou. Para ele, o maior problema foi que as empresas, por exemplo, enxergavam neste meio um modo de comunicação mais efetivo com o cliente, mas não sabiam colocar em prática esta ideia. A maior parte delas somente divulgava conteúdo. Já os "usuários comuns" usavam este suporte para expor suas ideias, mas se tratava de uma plataforma estática. Da exposição das ideias, não se partia para lugar algum. A falta de espaço para a evolução da interação ganhou mais força com o surgimento das redes sociais e da "socialização" da web.
Sucupira ainda ressalta que, se há realmente uma nova bolha, isso é excelente. O número de ganhos trazidos por este fenômeno é sempre benéfico tanto para o sujeito ativo neste processo, quanto para o consumidor, no caso de empresas, assim como para as relações de amigos em redes sociais. Mas, antes, é necessário ter o foco na necessidade de que é preciso que haja de fato o relacionamento, a interação. O mundo precisa de um espaço para que as pessoas sejam ouvidas e possam interferir e interagir com o ambiente que a contorna, segundo ele. Mas, para isso, é preciso que haja o uso correto das ferramentas e que a comunicação aconteça em mão-dupla.
0

Sinal Wi-Fi pode deixar árvores doentes, indica estudo.

Florestas com maior densidade são menos prejudicadas do que aquelas em que há distância maior entre as árvores. Foto: Divulgação 
Florestas com maior densidade são menos prejudicadas do que aquelas em que há distância maior entre as árvores
Foto: Divulgação

Segundo um estudo realizado pela Universidade Wagenigen, na Holanda, a radiação emitida por redes Wi-Fi é prejudicial ao meio ambiente. Além de problemas no crescimento de árvores, os pesquisadores detectaram a morte de algumas camadas de tecidos e diversas fissuras e sangramentos nas cascas.
As conclusões indicam que a maioria das cidades do mundo ocidental pode estar sendo afetada pelo problema, especialmente aquelas onde há maior concentração de tecnologia. A pesquisa foi iniciada na cidade de Alphen ann den Rijn, que há cinco anos detectou anormalidades nas árvores que não podiam ser explicadas por nenhum tipo de infecção de vírus ou bactérias.
Os resultados mostram que 70% das árvores em ambientes urbanos apresentam os mesmos sintomas, número que não passava de 10% em 2005. Entre as descobertas feitas pelas equipes de pesquisadores está o fato de florestas com grande densidade serem menos afetadas pelos sinais do que aquelas que possuem grande distância entre cada árvore.
Durante a etapa de estudos, os pesquisadores expuseram 20 árvores de carvalho a diversos tipos de radiação por um período de três meses. Aquelas colocadas pertos de sinais Wi-Fi demonstraram um brilho semelhante ao chumbo, causado pela morte das camadas superior e inferior da epiderme das folhas. Além da radiação emitida pelas redes Wi-Fi e sinais de celular, os sintomas também podem ser atribuídos a micropartículas emitidas por carros e caminhões em áreas urbanas.
Apesar das conclusões obtidas, os pesquisadores alertam que não se deve entrar em pânico, já que ainda devem ser medidos os resultados a longo prazo da exposição à radiação Wi-Fi. Além disso, reforçam que há estudos que provam o contrário e não mostram nenhum tipo de sintoma negativo da exposição prolongada em organismos humanos.
0

GVT, NET, BB e Pão de Açúcar devem ser operadores virtuais de celular.

Credenciados deverão ingressar no mercado no início do próximo ano

Com a aprovação  pela Anatel do regulamento do Operador Móvel Virtual (MVNO), o mercado já faz as suas apostas sobre quais as empresas que estão mais avançadas nas negociações para lançar o seu próprio telefone móvel. Pelas novas regras, haverá dois tipos de operadores: os credenciados, que apenas colocarão a sua marca nos serviços das operadoras já existentes (exemplo, o Pão de Açúcar vai vender celular em seus supermercados usando a rede, o número e o atendimento da TIM, Vivo e Oi) e os autorizados, que farão parceria com uma única operadora existente, e atuarão como efetivas empresas de telecom, passando a ter número, call center e fatura próprios.

Na avaliação dos especialistas, os primeiros MVNOs deverão estar prontos para ingressar no mercado no início do próximo ano. Serão os credenciados, como cadeias de supermercados e redes varejistas, além de igrejas e times de futebol. O Banco do Brasil também demonstra grande interesse por este mercado, e comenta-se que a instituição deverá distribuir celular para a população de baixa renda para bancarizá-la.

Entre os operadores autorizados, a aposta é na GVT, que virá com força, já com tecnologia da quarta geração, comentam os analistas, e a NET Serviços, que também se interessou pelo segmento da telefonia móvel. De qualquer forma, o ingresso dessas novas empresas dependerá da parceria com as  atuais operadoras.
0

Twitter renova política de uso e testa links patrocinados.

Mudanças no logo, botões e widgets têm como objetivo fortalecer ainda mais a marca no mundo digital. Foto: Reprodução 
Mudanças no logo, botões e widgets têm como objetivo fortalecer ainda mais a marca no mundo digital
Foto: Reprodução


Ana Cristina Martins Nemes
As mudanças visuais do Twitter não pararam no novo layout. Os usuários mais atentos já podem ter percebido outras atualizações, como o novo logo e mudanças nos novos botões "Follow me on Twitter" em sites e blogs. Além dessas, outras alterações foram feitas em widgets e botões para compartilhamento de conteúdo.
Nova política de uso
Outra mudança apresentada foi uma nova política de uso do site e da marca. As novas regras delimitam o que a administração do serviço considera como um uso correto da marca Twitter, principalmente quando este uso está associado a empresas e em apresentações públicas.
No geral, poucas mudanças serão sentidas, porém era preciso oficializar muitas práticas e políticas já adotadas. A principal regra observada ainda é o bom senso e no geral as únicas proibições são modificar o logo e os botões padronizados e fazer referência a uma associação fictícia com a organização do Twitter.
Links patrocinados
Outra novidade que será implantada aos poucos no serviço serão os links patrocinados. Recentemente os usuários puderam notar algumas formas de publicidade paga no serviço. Os Trending Topics patrocinados (sempre seguidos do aviso "Promoted") já não são novidade e algumas sugestões na página de busca também utilizam o recurso.
Porém, dessa vez os links serão direcionados para cada usuário específico em sua própria timeline. A publicidade inicialmente será lançada no HootSuite para testar a eficácia e as possíveis reações contrárias e a favor, mas a ideia é levar os links patrocinados a todas as timelines no Twitter.
Um sistema de afinidades, quem sabe parecido com o que o Google usa para espalhar publicidade, seria usado para direcionar links compatíveis com cada usuário, mostrando apenas o que for relevante para ele.
Botões e widgets
A equipe do Twitter decidiu padronizar os recursos usados em blogs e sites para compartilhar conteúdo. O botão "Tweet", que aparece geralmente em notícias e postagens de blogs e que servem para compartilhar o conteúdo em uma conta do Twitter, agora tem um formato padrão que permite algumas customizações.
Outro botão que sofreu alterações foi o "Follow me on Twitter", que agora pode ser encontrado em três cores e cinco tamanhos diferentes. Os widgets (caixas de conteúdo que mostram atualizações de um determinado usuário do Twitter em sites e blogs) também sofreram pequenas alterações visuais.
Fortalecimento da marca
Todas as melhorias apresentadas têm como principal objetivo fortalecer a marca no mundo digital. O Twitter está em um período de crescimento e possivelmente novas mudanças serão vistas em breve, tudo para adequar o serviço aos novos e velhos utilizadores.
0

Estudo: abelhas resolvem problema melhor que supercomputadores.

Pesquisadores da Universidade de Londres afirmam ter descoberto que as abelhas são capazes de resolver complexos problemas matemáticos que computadores podem levar dias calculando.



De acordo com publicação da universidade, as abelhas conseguem encontrar o caminho mais curto entre flores, mesmo que elas não estejam ordenadas. Elas são capazes de resolver o Problema do Caixeiro Viajante, que propõe a descoberta do menor caminho que o viajante deve fazer para que visite uma série de cidades, sempre retornando à sua cidade inicial. O problema tem alta complexidade e o esforço computacional cresce exponencialmente com o tamanho do problema, ou seja, o número de cidades - neste caso, flores.



Segundo o professor Lars Chittka, da Escola de Ciências Biológicas e Químicas, as abelhas precisam fazer isso constantemente, ou seja, sempre calcular a menor distância entre flores para otimizar sua busca por néctar, encontrando seu caminho de volta para a colmeia. "Isso não é nada trivial, principalmente se você tem o cérebro do tamanho da cabeça de um alfinete", comenta o pesquisador. Chittka destaca que para resolver o mesmo tipo de problema, computadores podem levar dias.



Utilizando flores artificiais controladas por computador, a equipe testou se as abelhas seguiriam rotas quaisquer entre elas, mas, em pouco tempo, os animais descobriram a rota mais curta.



Os cientistas esperam que o entendimento de como um cérebro tão pequeno consegue realizar cálculos tão complexos possa ajudar no desenvolvimento de redes e sistemas de comunicação mais modernos e eficientes, sem que sejam necessários supercomputadores.



O site PopSci lembra ainda que as abelhas possuem outras capacidades muito interessantes, como o reconhecimento de rostos humanos e o monitoramento da qualidade do ar.

0

Pequeno gênio egípcio de 11 anos é analista da Microsoft.


Vídeo mostra Mahmoud, aos 9 anos, em uma entrevista para a TV egípcia. Foto: YouTube/ReproduçãoO pequeno Mahmoud Wael, um egípcio de 11 anos e aspecto frágil, se tornou técnico da Microsoft graças à sua capacidade de resolver cálculos complexos em segundos e de dominar as redes de computadores. "Meu pai descobriu minha habilidade quando eu tinha três anos e resolvi uma conta de multiplicação da minha irmã", conta Mahmoud, um menino tímido que responde às perguntas sentado em um sofá do humilde apartamento no qual vive com sua família.
Após a descoberta, um exame determinou que seu coeficiente intelectual é de 155, uma pontuação "muito alta" que, segundo o próprio pequeno egípcio, o transforma no "menino mais inteligente do mundo".
A precoce habilidade com os computadores não passou despercebida pela gigante americana Microsoft, que o presenteou há seis anos com seu primeiro laptop e acaba de nomeá-lo analista tecnológico.
Mahmoud, apelidado por seus vizinhos de "Abqarino" (gênio, em árabe), se matriculou aos nove anos na prestigiada Universidade Americana do Cairo, onde cursa Informática.


Vídeo mostra Mahmoud, aos 9 anos, em uma entrevista para a TV egípcia
Foto: YouTube/Reprodução



Para seu pai, Wael Mahmoud, que mostra orgulhoso uma pasta cheia de recortes de jornais com reportagens sobre o filho, o garoto é "uma criança, um engenheiro de informática e um presente de Alá".
"Agora já sou um profissional em redes de computadores e já poderia trabalhar", afirma Mahmoud, que se diz apaixonado pela informática porque "graças a esta invenção, é possível chegar a qualquer parte do mundo". "Se quero saber alguma coisa, tenho Google e Wikipédia, e se quero conhecer alguém no outro lado do planeta, tenho o Facebook".
"Talvez eu acabe trabalhando para a Microsoft", antecipa o menino que, embora fale com fluência o árabe e o inglês e estude francês, está mais interessado "em conhecer as linguagens de programação".
No populoso bairro do Cairo em que a família de Mahmoud sempre morou, as crianças de sua idade brincam na rua enquanto os adultos tomam chá ou fumam shisha (narguilé). Mas o menino não tem tempo para sair com os amigos porque sua rotina começa cedo, às 6h30, e a manhã e a tarde são ocupadas entre as salas de aula de um colégio internacional e da universidade.
"Alguns garotos da minha idade têm orgulho de ter um amigo como eu no bairro, mas outros pedem que ninguém brinque comigo", conta Mahmoud, que aproveita as férias para "brincar, brincar e brincar". "Às vezes me sinto como um adulto porque acordo muito cedo e vou à escola e à universidade, mas em casa meus pais me tratam como uma criança", revela.
Interessado por programação, o pequeno gênio confessa ter perdido a destreza com as operações matemáticas, mas diante do desafio de calcular o resultado de 40 vezes 78, faz uma pausa e pede, sério: "Um minuto, por favor".
"Moody", como é chamado em casa, só precisa de dez segundos para dar a resposta correta (3.120) e, depois, explica que seu verdadeiro sonho é seguir os passos do egípcio Ahmed Zewail, prêmio Nobel de Química em 1999, e ser "cientista especializado em informática".
"Antes de completar 20 anos, vou morar fora do Egito para estudar. Depois vou voltar e tentar inventar algo por aqui", planeja o menino, que se considera um "bom muçulmano". Segundo ele, foi o profeta Maomé quem lhe concedeu a inteligência e, por isso, sempre agradece quando vai à mesquita ao lado de sua casa. "Meu coeficiente é uma das muitas razões pelas quais eu amo Deus", relata.
Os olhos de Mahmoud, ocultos sob os óculos de aro vermelho, se acendem quando fala de outra de suas paixões, o futebol. "Gosto de jogar com meus amigos do bairro ou na escola e sou fã do Al Ahly (o time campeão da última liga egípcia)".
Depois da equipe do Cairo, o garoto reconhece que seu favorito é o Barcelona, porque "tem grandes jogadores como o Messi" e, entre as seleções, prefere a Espanha e o Brasil.
0

Televisão 3D para todos.

http://www.infomaniaco.com.br/wp-content/uploads/2008/08/tv_3d_21.jpgAté o fim do ano que vem, maioria dos aparelhos já virá com a funcionalidade
Rio - Os fãs de sucessos do cinema 3D, como o recordista de bilheteria “Avatar”, já podem se preparar para receber a tecnologia no sofá de casa. Os preços dos aparelhos com a funcionalidade ainda são altos — a partir de R$ 5 mil — mas a tendência é que, com a popularização das telas de LCD (display de cristal líquido), os valores baixem. Projeções de especialistas indicam que até o fim de 2011, todas as TVs devem chegar ao mercado já com Full 3D.

“Cada vez que o mercado dobra, estimamos uma queda de 20 a 25% no preço. Só nos primeiros 6 meses de 2010, foram 15 milhões de TVs LCD vendidas. Até 2014, outras 80 milhões devem ter sido comercializadas. Isso significa que o preço vai cair para menos da metade até lá. A Copa e as Olimpíadas de 2016 serão determinantes para baixar custos”, prevê Marcelo Zuffo, coordenador do Laboratório de Sistemas Integráveis da Poli/USP.

O especialista explica ainda que o 3D encontra espaço para se expandir principalmente devido à qualidade encontrada nas telas de LED LCD, consideradas ideais para esse tipo de imagem. O diferencial em relação às telas de cristal líquido comuns é a fonte de iluminação. O LED (sigla em inglês para diodo emissor de luz) proporciona maior intensidade luminosa e mais brilho e tem maior durabilidade — 25 mil horas contra 5 a 10 mil horas das lâmpadas incandescentes.

Além de reduzir custos de produção, os avanços no desenvolvimento das telas de cristal líquido tem acelerado o tempo de resposta dos displays — o período de mudança entre uma imagem e outra ficou muito menor, dando mais rapidez às imagens e evitando o efeito fantasma. A era 3D tem na tecnologia IPS um grande aliado. Trata-se de um painel de LCD avançado, já usado no iPad e no iTouch. O ângulo de visão da tela é ampliado e as cores ficam inalteradas mesmo lateralmente. As imagens são mais nítidas e brilhantes.

Óculos serão dispensados

A grande diferença entre o filme 2D e o 3D é a captura de imagens. A imagem formada pelos nossos olhos tem profundidade porque é composta pelas perspectivas do olho esquerdo e do olho direito. Assim, as câmeras que filmam em 3D precisam ter duas lentes para capturar duas imagens diferentes que, sincronizadas, induzem o cérebro a perceber profundidade.

No entanto, o sistema ocular humano é incapaz de processar completamente as duas imagens projetadas na tela ao mesmo tempo. É aí que entram os óculos 3D: os mais modernos estão sincronizados com a TV para mostrar em cada olho somente a imagem que lhe corresponde. No entanto, a necessidade de usar óculos 3D para assistir TV não deve durar muito. Até 2014 serão comuns as TVs Full 3D que dispensem o uso do acessório. A tecnologia vai chegar a um avanço tão grande que a própria televisão vai sincronizar as duas imagens.
0

Google lança serviço de voz em português.

SÃO PAULO - Quase dois meses depois da estreia no mercado americano, a Google lançou nesta quinta-feira no Brasil seus serviços de busca e navegação por voz, em português, para smartphones: o Google Voice Search e o Google Maps Navigation. Os dois sistemas dispensam o usuário de digitar no celular as palavras-chave de busca. Basta um toque no comando da tela e falar as palavras da busca, e o resultado da pesquisa (páginas, imagens, mapas ou vídeos) aparece em seguida no visor do aparelho. O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber a tecnologia de voz da Google para celulares.

- Os aplicativos que estamos lançando hoje são muito importantes e esperamos que nos ajudem a aumentar penetração do Android no mercado brasileiro de smartphones - disse Alexandre Hohagen, diretor-geral da Google para a América Latina.

Desde esta quinta-feira, os dois aplicativos podem ser baixados pelos proprietários de celulares equipados com o sistema operacional móvel da Google, o Android. O Navigation funciona a partir da versão mais antiga, a 1.6, já o Voice Search opera apenas a partir do Android 2.1. Basta ir ao Android Market, ou ao endereço http://mobile.google.com.br. Os dois sistemas são gratuitos e exigem que a conexão de internet seja em 3G ou Wi-Fi. Quem tem o iPhone, da Apple, também terá acesso à busca por voz - a navegação pelo Google Maps a princípio não estará disponível, por restrição da Apple.

Programa reconhece sotaques regionais Hugo Barra, diretor de produtos de Mobile da Google, informou que hoje nos EUA 25% das buscas em celulares com Android já são feitas por voz:

- Esse número é um voto de confiança dos usuários à nossa tecnologia de voz.

Segundo o executivo brasileiro, o serviço de pesquisa por voz funciona também nos tablets equipados com o Android. Já o de rota funciona apenas se o tablet estiver conectado ao GPS. Perguntado sobre um sistema operacional próprio para tablets, antecipou:

- Estamos, sim, desenvolvendo a versão do Android especialmente para tablets.

O software para reconhecimento das palavras em português foi desenhado para identificar as pronúncias das diferentes regiões do Brasil, o que resultou num acervo de 100 mil palavras ou expressões mais usadas nas buscas do Google aqui.

- O reconhecimento de voz é uma das tecnologias mais complexas com que trabalhamos hoje - disse Barra.

Lançado há dois anos, o Android é um sistema operacional livre, que já é compatível com 96 tipos de smartphones produzidos por 22 fabricantes. E já é usado em celulares conectados a 59 operadoras de 49 países.

- Hoje são feitas 1,5 milhão de ativações por semana de aparelhos equipados com Android, um sucesso realmente gigantesco - disse Barra.

Acompanhando os novos serviços da Google, a Motorola lança na próxima semana no mercado brasileiro os celulares Milestone 2, que custarão cerca R$ 1,7 mil. A fabricante, porém, tem um modelo, o MP 502, de R$ 709, equipado com Android e que processa os novos serviços.

Já na França, a Google fechou um acordo, com implicações globais, para a reavaliação de suas regras e procedimentos para bloquear determinados anunciantes de adquirir links patrocinados no seu site de busca. A empresa vai adotar condições, como uma notificação com três meses de antecedência, quando rejeitar alguns anúncios que aparecem próximos aos resultados de buscas feitas na França. Segundo o acordo, a Google concordou em aplicar o "princípio de melhorias e esclarecimentos para implementar esses compromissos" em todos os países em que opera com links patrocinados.

O acordo tem ainda termos específicos, que referem-se apenas à França e a anúncios de ferramentas para ajudar os motoristas a evitar radares eletrônicos, com base em queixa da NavX, que fornece mapas on-line indicando câmeras de velocidade em estradas francesas.
0

iPad chega ao Brasil em novembro por menos de R$ 2 mil.

Nos Estados Unidos, o aparelho mais caro pode ser encontrado por US$ 829. Foto: Reprodução 
 
 
Tablet da Apple começa a ser vendido no Brasil na segunda metade de novembro
Foto: Reprodução



A TIM anunciou, pelo seu presidente, Luca Luciani, que o iPad chega ao Brasil em novembro e com preço inferior a R$ 2 mil. Em entrevista ao jornal O Globo, Luciani também revelou que o iPad e outros três modelos de tablet poderão ser parcelados em até 12 vezes para quem quiser comprar. Motorola, Samsung e ZTE são os outros três tablets que desembarcam no Brasil.
Além das parcelas, o iPad será comercializado com o mesmo preço, independente do plano escolhido pelo usuário. "Este ainda será o Natal dos smartphones", prevê Luciani, que também acredita que o preço desses portáteis vai cair ainda mais.
Assim confirma-se um boato crescente desde a semana passada, que dava conta de que o iPad passaria a ser vendido a partir do dia 10 de novembro. Essa, aparentemente, não é a data exata, mas Luciani afirmou que as vendas começam já na metade de novembro, com certeza tendo como o alvo a movimentação de compras natalinas.
0

Universidade cria aparelho de mamografia portátil.

Método caseiro é realizado sem dor, diferentemente do processo tradicional. Foto: PopSci/Reprodução 
 
Método é prático e indolor, diferentemente do processo tradicional
Foto: PopSci/Reprodução



Cientistas da Universidade de Manchester, na Inglaterra, desenvolveram um aparelho portátil capaz de examinar os seios e detectar tumores. Ele substitui a mamografia tradicional, não utiliza gel especial e possui o tamanho de um notebook.
A tecnologia conta com um sistema mais rápido de escaneamento, por frequência de rádio, que é menos intrusivo em relação ao processo tradicional da mamografia por raios-X. Além disso, o método é indolor, oferece menos doses de radiação ao corpo humano e permite que mulheres que estão dentro do quadro de risco da doença possam se monitorar com regularidade.
Segundo o site PopSci, a intenção do aparelho é fazer com que mais mulheres tenham acesso ao exame de mamografia de maneira simples e objetiva.
Um vídeo com o aparelho em uso pode ser visto pelo atalho http://bit.ly/dui0qI.
0

Apple atrasa lançamento do iPhone branco mais uma vez.

Versão branca do smartphone deve sair somente no começo de 2011. Foto: Divulgação 
 
 
Versão branca do smartphone deve sair somente no começo de 2011
Foto: Divulgação



A Apple atrasou mais uma vez o lançamento do iPhone 4 branco, informou a agência Reuters. O lançamento, que estava previsto inicialmente para junho, teve sua previsão alterada para julho e depois para o fim do ano. Agora, a Apple diz que a versão branca do smartphone deve sair somente no começo de 2011.
"Lamentamos decepcionar os clientes que estão esperando pelo iPhone branco de novo", disse a porta-voz da Apple Trudy Muller à Reuters. Ela se recusou a explicar o atraso.
A Apple nunca explicou o motivo do iPhone branco ser tão problemático para produzir. A empresa apenas disse que o modelo branco foi "mais difícil de fabricar do que inicialmente esperado."
Blogs vêm trazendo rumores sobre o iPhone branco há meses, com explicações que vão desde problemas de correspondência de cores a um problema com luz de fundo do aparelho.
0

Itália ordena que Google identifique carros do Street View.

O serviço Street View, do Google, vem sofrendo ataques em diversos países devido à coleta de informações feita pelos carros. Foto: Divulgação 
O serviço de fotos de rua vem enfrentando resistência em diversos países
Foto: Divulgação
 
 
A agência de defesa da privacidade na Itália instruiu o Google a garantir que os carros fotográficos do serviço Street View sejam claramente identificados e que seu itinerário seja divulgado, reportou um jornal diário no sábado.
Nos termos da decisão, o Google precisa divulgar com três dias de antecedência em seu site, em jornais e em estações de rádio locais em que localidade - o que inclui em que áreas de uma grande cidade - seus carros estarão operando, de acordo com o La Stampa.
"Houve forte alarme e também hostilidade em diversos países europeus contra o fato de o Google estar tirando fotos. Recebemos protestos até dos administradores locais", teria dito o presidente da agência de defesa da privacidade, Francesco Pizzetti, de acordo com o jornal.
Em comunicado distribuído por porta-voz, o Google não confirmou os detalhes da decisão, mas afirmou que estava em contato constante com as autoridades sobre a proteção dos dados pessoais e informações aos cidadãos sobre o percurso de seus carros.
Na sexta-feira, o Google admitiu pela primeira vez que os carros do Street View haviam acidentalmente recolhido mais informações pessoais do que a empresa havia admitido anteriormente.
0

Windows 8 chega em 2012, diz Microsoft holandesa.

Em poucos passos é possível melhorar o rendimento da bateria, o que é muito útil quando não há tomada por perto. Foto: Divulgação
Windows 7 completou um ano de lançamento na semana passada
Foto: Divulgação

O Windows 7 completou na semana passada um ano de idade, com "mais de 240 milhões de cópias vendidas" em todo o mundo nesse período, de acordo com a Microsoft. Entretanto, quando será lançada a próxima versão do Windows? Segundo a subsidiária holandesa da Microsoft, o "Windows 8" sai daqui a dois anos.
Um post no blog oficial da Microsoft Holanda explica um pouco melhor a situação: comenta o aniversário do Windows 7, fala do fim das vendas do Windows XP para fabricantes de PC, estima a chegada do Service Pack 1 do Windows 7 para 2011 e "além disso, a Microsoft claro que planeja a próxima versão do Windows. Mas vai levar dois anos até o 'Windows 8' chegar ao mercado", escreveu a Microsoft na página.
Segundo a Microsoft, o Windows 7 está presente em 93% dos computadores novos e representa 17% do mercado global de sistemas operacionais, citando dados da Net Applications de outubro.
Em uma nota publicada no blog oficial da companhia nos EUA na última quinta-feira, a Microsoft diz que "seis meses após o lançamento, 100% dos fabricantes vendiam PCs com Windows 7, contra 70% dos computadores com Windows Vista no mesmo intervalo de tempo".
0

Os bancos e a internet - afinal, para que tanta segurança?

ReproduçãoDepois dos clientes se cansarem de portas rotatórias, detectores de metais e filas, os bancos chegaram com as soluções que hoje são o padrão para muitos de seus clientes - o Internet Banking, ou banco pela internet. Na prática, a grande maioria das utilizações rotineiras de um banco podem ser feitas por um computador, mas a praticidade também esbarra na segurança, e são tantas medidas preventivas que os usuários se perguntam: afinal, para que tanta complicação?
O primeiro passo, que surpreende vários usuários novatos, são os chamados ambientes seguros. A partir do momento que você inicia o acesso a sua conta por um banco, o sistema deve ser, idealmente, à prova de invasões. Geralmente, o início ou saída desse acesso são avisados por uma caixa de diálogo que pode ser desativada, mas também sempre por um pequeno ícone no lado inferior direito do navegador. Essa segurança é acompanhada de um certificado que é reconhecido pelo programa utilizado, que garante que o site é verificado e confiável, geralmente emitido pela VeriSign, líder do segmento. Se uma página de banco não exibir certificado, desconfie!
Reprodução
Agora, quando você vai digitar sua senha, já deve ter se acostumado com asteriscos, ou bolinhas que substituem as letras - aqui não há muito segredo, a questão é meramente para que a sua senha não seja vista, como em um caixa eletrônico.
Mas e as “Senhas Digitais”? Esse tipo de senha depende é um número diferente, que deve ser preenchido com cliques em um teclado virtual, em vez de digitado. Aqui, temos a proteção um tipo de software mal-intencionado chamado keylogger, que registra tudo o que você digita, assim como, em casos, cliques e imagens de sua tela. Como você não digita, não corre o risco de passar sua senha digital; do mesmo modo, como os botões do teclado virtual mudam de posição, além de corresponderem a diferentes valores a cada vez, é difícil adivinhar uma senha meramente registrando posições de cliques ou imagens.
Para operações, o mundo digital também possui mais uma barreira, graças aos Cartões de Segurança e Tokens. O cartão é simples: uma série de códigos, únicos para cada conta, que são pedidos a cada acesso. Vale lembrar, apesar dos bancos sempre avisarem - a cada acesso, só irão pedir um dos números, e nunca a tabela inteira.
ReproduçãoCaso isso aconteça, saia do banco - você pode ter acessado uma página que está se fazendo passar por ele. Já os Tokens são pequenos aparelhos eletrônicos que exibem um código único ao cliente, e mudam frequentemente. Desse modo, não há como alguém forçar o acesso, a não ser que tenha o próprio Token em mãos.
ReproduçãoFinalmente, uma dúvida frequente é a razão do tempo limitado de cada sessão. A existência de um prazo, além de reduzir o tempo que o usuário possa ficar expondo suas informações, caso esteja infectado 
com software mal-intencionado, também evita o acesso à conta de um usuário que possa ter esquecido o computador logado no banco.

Comforme a tecnologia evolui nos bancos, com leitores biométricos e leitores de íris, podemos prever novas mudanças de padrão para acessos de casa. Mesmo assim, sabendo estas informações já é mais fácil de se proteger, ou pelo menos ter mais paciência com os bancos que parecem exigir tanto. Eles sempre avisam, mas não custa dar um lembrete final - atenção para e-mails, os bancos não enviam mensagens pedindo recadastramentos de senha!