domingo, 11 de abril de 2010

Serviço gratuito permite agendar envio de e-mails

Serviço está disponível gratuitamente mas também tem uma versão  paga

Serviço está disponível gratuitamente mas também tem uma versão paga


Alguma vez você pensou em como seria mais fácil se pudesse programar o envio de um e-mail para uma hora específica do dia, e até para um (ou mais) dia específico? É um recurso que certamente faz falta para muitos usuários. O LetterMeLater é um serviço gratuito que cumpre esta tarefa com maestria, tudo a partir de uma interface web.

Por ser web, dispensa download e qualquer tipo de instalação, e sua configuração pode ser feita em minutos. Uma vez inscrito no serviço, basta redigir a mensagem a ser mandada, escolher o destinatário e informar a hora em que o envio acontecerá. O programa se encarregará da tarefa, que pode até mesmo ser recorrente (por exemplo, você enviar toda segunda-feira um e-mail lembrando de uma tarefa importante).

Em nossos testes, o serviço funcionou perfeitamente. O e-mail chegou na hora marcada, sem atrasos e o melhor, sem qualquer indicativo de que foi mandado automaticamente pelo LetterMeLater, ou seja, um facilitador para quem precisa usar este aplicativo para fins profissionais.

O único senão é que a interface do LetterMeLater não é muito intuitiva e, por isso, é bom saber ao menos um pouquinho de inglês. Para facilitar a vida de quem não sabe e mesmo assim quer se arriscar pelo serviço, a Geek criou um pequeno tutorial.

Como se inscrever no serviço


A inscrição no LetterMeLater é bastante simples. Abra o site e clique em "Sign Up!", no canto superior direito da tela.

Em seguida, digite seu nome completo, seu endereço de email (a beleza do LetterMeLater é que ele permite usar qualquer provedor de correio eletrônico), seu fuso horário (existe uma opção para GMT -3:00 para horário de Brasília ¿ lembre-se de selecionar a faixa correta, caso contrário o agendador não funcionará como desejado) e escolha uma senha de acesso. Clique então em Create Account.

Ao se cadastrar, você receberá, em seu endereço de cadastro, uma mensagem com um link verificador. Clique nele para completar o processo.

Agende uma mensagem



O painel de controle mostra seu nome, seu fuso configurado, quantos endereços de email você tem armazenado (sim, é possível ter mais de um, como explicaremos adiante) e o número de contatos.

Na parte debaixo, as mensagens que foram enviadas e as datas, bem como as mensagens que estão na fila de espera, aguardando envio.

Clique em Compose, no canto superior direito da tela e aguarde a nova página que se abrirá.

A tela é praticamente idêntica a de criação de uma mensagem em qualquer programa. Em From vem a conta de email pela qual será enviada a mensagem. Se existir mais de uma, você precisará escolhê-la.

Em To: você digitará o endereço de seu destinatário. O mais interessante é que o endereço dele irá para seu catálogo de contatos assim que você terminar esta etapa de envio, facilitando um novo envio posterior.

Defina o assunto da mensagem no campo Subject.

O pulo do gato está no campinho "When to Send". Clique no pequeno calendário e escolha o dia e a hora do envio. Caso seja recorrente, clique em "Recurring" e defina a data de início ("Start date"), data de término ("End date") e o intervalo de envio ("Interval"), que pode ser horário ("hourly"), diário ("Daily"), semanal ("weekly"), mensal ("monthly") ou anual ("yearly").

Outra opção, no caso de recorrentes, é definir dias individuais, sem levar em conta a periodicidade. Neste caso, basta clicar no calendário à direita, sob o texto "Select dates individually".

Em Format, escolha se o email será texto puro ou HTML. Nesta segunda opção será apresentado um editor.

No campo maior digite o email a ser enviado e, logo abaixo, existem duas opções selecionáveis.

A opção Hide, esconde o email em seu painel e só o revela assim que a mensagem tiver sido mandada, uma forma de organizar a baderna em caso de muitos agendamentos consecutivos.

A opção Remind é boa para casos de envio muito posterior ao do agendamento. Selecionando-a você receberá uma cópia da mensagem três dias antes do envio, para cancelá-la ou alterá-la no sistema se sentir a necessidade.

Por fim, clique em Schedule to be sent e aguarde. O email será enviado.

Cadastre outras contas


Autentique-se no site e, no painel de informações da conta, clique em "email address", a terceira informação provida pelo serviço.

Escreva seu nome e sua outra conta de email. Clique em Add.

No seu email, um novo link será enviado. Clique nele para confirmar sua conta e pronto. Você agora pode enviar por este endereço também.

Pagar pra quê?


O serviço é gratuito, mas oferece um plano pago. Esse plano pago tem anuidade de US$ 19,95 por endereço de email cadastrado.

Isso porque na versão gratuita você está limitado a 30 agendamentos por mês, com anexos de até 2 MB por mensagem e franquia de 10 MB por conta. Na versão paga, sobem para 400 agendamentos por mês, com anexos de até 10 MB por mensagem e franquia de 50 MB por conta.

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