sexta-feira, 9 de abril de 2010

iPhone OS 4.0 traz multitarefa e rede de anúncios

CEO da Apple fala sobre os novos recursos do sistema em evento na  Califórnia

CEO da Apple fala sobre os novos recursos do sistema em evento na Califórnia




A Apple anunciou hoje o iPhone OS 4.0, nova versão do sistema operacional usado em dispositivos móveis da fabricante. O sistema entra hoje em uma versão para desenvolvedores de aplicativos e virá com mais de 100 novos recursos.

Steve Jobs, CEO da Apple, falou sobre os novos recursos do iPhone OS 4.0 na manhã de hoje (horário da Califórnia) para a imprensa norte-americana. Jobs destacou sete principais novidades em seu discurso.

A primeira, e mais esperada, é a capacidade do iPhone realizar tarefas múltiplas simultaneamente, ou multitarefa. Esse recurso é utilizado por outros sistemas operacionais de smartphones, mas não estava presente no modelo da Apple ainda. Jobs comentou que, como foi com o recurso de copiar e colar, "não somos o primeiro a ter isso, mas seremos os melhores".

Um novo dock, com ícones dos principais aplicativos, virá no iPhone OS 4.0, por conta da multitarefa. Um exemplo dado no palco foi com o aplicativo de rádio online Pandora, que agora pode ser controlado da página principal do telefone. Aplicativos de voz, áudio, localização e notificações vão rodar em segundo plano, sem interferir em outros processos do iPhone.

A segunda novidade são as pastas. Em vez de organizar os aplicativos instalados no iPhone em inúmeras páginas, as pastas ajudam a botar ordem na casa. Para criar uma, basta pressionar a tela até os ícones começarem a balançar e arrastar um ícone para cima do outro: a pasta surge automaticamente.

Mudanças no programa de e-mail são a terceira novidade. A Apple finalmente unificou as diversas caixas de entrada em uma só, e agora permite ordenar as mensagens por conversação. E arquivos em anexo podem ser abertos direto de aplicativos específicos instalados no aparelho.

Além do iPad, a Apple vai levar o aplicativo iBooks para o iPhone. É a plataforma de venda e leitura de e-books da Apple no celular, que também virá com uma cópia em inglês de O Ursinho Puff instalada.

A quinta mudança se refere ao mercado corporativo. A Apple quer ampliar o uso do iPhone entre empresas, e no iPhone OS 4.0 vai melhorar a proteção aos dados, permitir gerenciament de dispositivos, múltiplas contas de Exchange em uso e suporte a redes privadas virtuais, entre outros.

Por outro lado, a sexta novidade se refere ao mercado consumidor: a Apple diz ter 50,7 mil jogos disponíveis para sua plataforma, contra 2.477 do Sony PSP e 4.321 do Nintendo DS e vai criar o Game Center, uma espécie de rede social para games no iPhone, com contatos, amigos e rankings de pontuação.

Finalmente, confirmando alguns rumores, a Apple anunciou sua plataforma iAd para publicidade online nos dispositivos móveis. A ideia aqui é que os desenvolvedores parem de inserir anúncios em seus aplicativos gratuitos, já que o iPhone não é um desktop, e melhorem a qualidade dos anúncios exibidos no aparelho. A Apple vai vender a publicidade e dividir receita com os criadores dos programas (60% para o desenvolvedor, 40% para a Apple).

Os anúncios, na visão de Jobs, serão uma espécie de "miniaplicativos" dentro dos programas originais. Uma das demonstrações trouxe um aplicativo do filme Toy Story 3 com acesso direto à compra de um game pelo próprio programa.

A versão de desenvolvedores do iPhone OS 4.0 será liberada ainda hoje, segundo Jobs. A versão para iPhone 3GS e iPod touch (terceira geração) será liberada para os usuários ainda no "verão norte-americano" (ou até a metade do ano, quando a Apple deve anunciar uma nova versão do iPhone).

Para iPhone 3G e iPod touch segunda geração, alguns recursos, como multitarefa, não irão funcionar. O iPad irá receber o software 4.0 na "primavera norte-americana", ou seja, no segundo semestre.

0 comentários:

Postar um comentário