sábado, 24 de abril de 2010

YouTube faz cinco anos: o sucesso de uma revolução social

O primeiro vídeo a entrar no ar mostra Jawed Karim no zoológico

O primeiro vídeo a entrar no ar mostra Jawed Karim no zoológico


Cinco anos atrás, em um sábado, às 8h23 (horário local), um vídeo de 19 segundos entrou no ar na internet para dar início a uma revolução social.


Quando fez o upload do vídeo, em que aparecia tendo elefantes ao fundo no zoológico de San Diego, nos Estados Unidos, em 23 de abril de 2005, Jawed Karim, um ex-empregado do PayPal, certamente não sabia o que ocorreria a partir de então. O vídeo foi o primeiro a entrar no ar no YouTube, que, embora fundado em 16 de fevereiro, comemora nesta sexta-feira os cinco anos da primeira exibição.

Antes do Youtube já havia vídeos pessoais na internet, lembra o jornal inglês The Guardian. Mas foi o serviço criado por Karim, Chad Hurley e Steve Chen - frustrados com a dificuldade de encontrar vídeos de Janet Jackson na final do Superbowl, o campeonato de futebol americano, em 2004 - que tornou fácil pela primeira vez fazer uploads e compartilhá-los.

A partir de então o YouTube transformou-se rapidamente em um fenômeno com um alcance que certamente seus criadores jamais imaginaram. "O YouTube mudou Gordon Brown (primeiro-ministro inglês conhecido por sua seriedade). O fez sorrir. O YouTube mudou a maneira como nós falamos uns com os outros", nota o The Guardian.

No final de 2005, o serviço já exibia dois milhões de vídeo por dia, um sucesso capaz de despertar o interesse do Google, que comprou-o por US$ 1,65 bilhão em 2006. Atualmente, é o terceiro site mais visitado da internet, atrás apenas do próprio Google e do Facebook. A cada dia um milhão de novos vídeos são carregados.

0 comentários:

Postar um comentário