Cinco anos atrás, em um sábado, às 8h23 (horário local), um vídeo de 19 segundos entrou no ar na internet para dar início a uma revolução social.
Quando fez o upload do vídeo, em que aparecia tendo elefantes ao fundo no zoológico de San Diego, nos Estados Unidos, em 23 de abril de 2005, Jawed Karim, um ex-empregado do PayPal, certamente não sabia o que ocorreria a partir de então. O vídeo foi o primeiro a entrar no ar no YouTube, que, embora fundado em 16 de fevereiro, comemora nesta sexta-feira os cinco anos da primeira exibição. Antes do Youtube já havia vídeos pessoais na internet, lembra o jornal inglês The Guardian. Mas foi o serviço criado por Karim, Chad Hurley e Steve Chen - frustrados com a dificuldade de encontrar vídeos de Janet Jackson na final do Superbowl, o campeonato de futebol americano, em 2004 - que tornou fácil pela primeira vez fazer uploads e compartilhá-los. A partir de então o YouTube transformou-se rapidamente em um fenômeno com um alcance que certamente seus criadores jamais imaginaram. "O YouTube mudou Gordon Brown (primeiro-ministro inglês conhecido por sua seriedade). O fez sorrir. O YouTube mudou a maneira como nós falamos uns com os outros", nota o The Guardian. No final de 2005, o serviço já exibia dois milhões de vídeo por dia, um sucesso capaz de despertar o interesse do Google, que comprou-o por US$ 1,65 bilhão em 2006. Atualmente, é o terceiro site mais visitado da internet, atrás apenas do próprio Google e do Facebook. A cada dia um milhão de novos vídeos são carregados.
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