No segundo semestre de 2009 o mercado total de banda larga cresceu 1,3 milhão de conexões, representando um aumento de 9,5% em relação ao primeiro semestre do ano passado e de 27% em relação ao ano anterior. É o que mostra a 13ª edição do Barômetro Cisco da Banda Larga, produzido pelo IDC e divulgado nesta quinta pela empresa.
Os motivadores para este crescimento, segundo os responsáveis pelo estudo, foram a manutenção da redução de impostos para computadores até R$ 4 mil e a migração de usuários iniciantes, compradores destes computadores, de conexões dial-up para pacotes econômicos de banda larga.
O estudo revela que a velocidade média de navegação para a banda larga fixa continua aumentando. Velocidades acima de 2 Mbps foram as que mais cresceram no período analisado, somando 16,1% no primeiro semestre de 2009 e 18,5% no segundo. Além disso, a quantidade de assinantes de Banda Larga por meio da telefonia móvel (acesso em desktop usando modem ou data cards; ou em notebook ou netbook) em dezembro de 2009 foi de 3.517.095 assinantes, um crescimento de 32% em relação ao último semestre e 77% em relação ao último ano.
No Brasil, o Estado de São Paulo mantém a liderança nos acessos à banda larga fixa, com 41,3% do total. Mas a região Nordeste ganhou participação no total de conexões, quando comparado à totalidade do Brasil, com 5,8% dos acessos no primeiro semestre de 2009 e 6,3% em dezembro.
0 comentários:
Postar um comentário