O W100 roda Windows 7 Home Premium e vem com processador Intel Pentium U5400 de 1,2 GHz
Foto: Divulgação
A Toshiba lançou nesta segunda-feira um computador portátil de pequeno porte equipado com duas telas que pode ser usado como leitor eletrônico. O aparelho, chamado Libretto, coloca a empresa em competição com o iPad, da Apple, e o Kindle, da Amazon.
O produto pode ser usado tanto como um notebook convencional com uma das telas servindo como teclado virtual, quanto como leitor eletrônico. Ele estará disponível para comercialização no Japão no final de agosto e, posteriormente, na Europa, Estados Unidos e outros mercados.
A Toshiba lançou o W100 Libretto em um evento em Tóquio, que marcou os 25 anos de lançamento pela empresa do primeiro laptop do mundo, em 1985.
O W100 roda Windows 7 Home Premium e vem com processador Intel Pentium U5400 de 1,2 GHz, 2 GB de RAM, webcam HD e disco SSD de 62 GB. O dispositivo pesa apenas 816 gramas e uma das duas telas de 7 polegadas pode ser usada como teclado em programas convencionais, como o Office. A conectividade do W100 se dá por redes Wi-Fi (b/g/n) e por Bluetooth, e ele possui entrada para cartões microSD e uma porta USB.
Segundo a Toshiba, as duas telas funcionam independentemente ou juntas: é possível navegar na web em uma e checar e-mail em outra, ver dois documentos ao mesmo tempo ou um site ampliado entre os dois monitores. O W100 conta com um acelerômetro, que modifica a posição da tela automaticamente.
Mercado
A companhia espera que a unidade de PCs, que teve um prejuízo de 8,8 bilhões de ienes (US$ 97 milhões) no ano encerrado em março, atinja o equilíbrio no ano fiscal que terminará em março de 2011.
O Libretto lançado nesta segunda-feira, que também enfrenta forte concorrência da Sony, não deve abalar o mercado de leitores eletrônicos no curto prazo, considerando que a Toshiba ainda precisará firmar acordos com provedores de conteúdo.
Entretanto, os executivos da empresa ressaltaram que o aparelho, que segundo eles deve ser vendido a 120 mil ienes (US$ 1,32 mil, equivalente a pouco mais de R$ 2,3 mil) no Japão - ante US$ 489 do Kindle e US$ 499 do iPad mais barato - oferece mais do que uma experiência de "consumo" passiva.
"O iPad da Apple provavelmente está criando um novo mercado em termos de consumo de informação, navegação e leitura de livros", afirmou o presidente-executivo da unidade de produtos digitais da Toshiba, Masahiko Fukakushi. "Mas quando se trata de criação ou de produção... o que estamos fazendo ainda tem muito valor. Queremos continuar fazendo as duas coisas."
A Toshiba é a quarta maior fabricante de notebooks no mundo depois de HP, Acer e Dell.
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