sexta-feira, 4 de junho de 2010

Americano adapta Bluetooth a antigo rádio-gravador.

O antigo aparelho de som agora se conecta ao celular por Bluetooth   Foto: Geek

O antigo aparelho de som agora se conecta ao celular por Bluetooth
Foto: Geek

Um americano fã de computadores utilizou um adaptador Bluetooth da Motorola para conectar um boombox (um rádio-gravador) ao seu celular, transformando o antigo aparelho em um streaming player.

De acordo com o site do projeto, o idealizador - identificado apenas como Nathan - utilizou um adaptador estéreo DC800 da Motorola, que é usado para conectar fones sem fio Bluetooth a sistemas de som que não tenham capacidade wireless.

A peça precisou ser desmontada para caber dentro do aparelho de som. Os conectores RCA foram removidos e os cabos foram soldados à entrada do amplificador interno do boombox. Com isso, o sinal do adaptador é amplificado e chega aos alto-falantes do rádio-gravador. Os controles de volume e tom do gravador são perfeitamente operacionais.

Foi necessário também produzir manualmente um regulador de voltagem, uma vez que o adaptador funciona a 5v e o rádio precisa de 12v.

Segundo o site Hack a Day, Nathan conectou os fios elétricos do DC800 ao botão "play" do aparelho. Assim, enquanto o botão está pressionado, o adaptador recebe a energia necessária para seu funcionamento.

Os indicadores LED do adaptador foram pintados de azul e colados dentro do compartimento da fita cassete.

O DC800 foi então conectado (via Bluetooth, ou seja, sem fios) a um celular Android G1. Uma vez reconhecido o adaptador, o player de música foi aberto e o som imediatamente começou tocar nos alto-falantes do boombox.

O Android G1 é capaz de sintonizar rádios da internet, o que torna o projeto ainda mais interessante. Como Nathan não mexeu no sistema de baterias do rádio-gravador, ainda é possível a utilização de pilhas, mantendo a mobilidade do aparelho.

"No quesito estético, eu não poderia estar mais feliz. Ele não apresenta problemas e é dez mil vezes mais legal que as caras alternativas modernas voltadas aos usuários de iPod", vibrou o geek.

Um vídeo demonstrando o Bluetooth Boombox em funcionamento pode ser visto por meio do atalho http://bit.ly/bNiUww. A página do projeto fica no endereço cosmicblooper.com/?p=201.

0 comentários:

Postar um comentário