quinta-feira, 3 de junho de 2010

Gartner: empresas deveriam planejar abandono do Windows XP.

Relatório aponta que, embora Microsoft tenha dito que oferecerá suporte ao sistema até 2014, muitas aplicações deixarão de funcionar no XP a partir de 2012.


A maioria das organizações deveria começar a esboçar planos para eliminar o Windows XP e migrar para o Windows 7, aconselham analistas da empresa de pesquisas Gartner.

Cerca de 80% dos clientes da Gartner saltaram o Windows Vista, e se apoiam principalmente no velho Windows XP, afirma a empresa.

O Windows 8 "não chegará tão cedo", portanto "a maioria das organizações deveria planejar e testar o Windows 7 este ano", defende a Gartner.

A Microsoft tem dito que fornecerá suporte para o XP até abril de 2014, o que aparentemente dará às empresas bastante tempo para que migrem para um novo sistema operacional. No entanto, em 2012 as novas versões de muitas aplicações não funcionarão no XP, e vários desenvolvedores independentes de software começarão a eliminar o suporte ao XP, argumenta a empresa.

Em muitas empresas, o planejamento, o teste e o uso piloto de um novo sistema operacional leva de 12 a 18 meses. Assim, elas deveriam começar a testar o windows 7 este ano.

"Boa parte das organizações deveria tentar eliminar o Windows XP até o fim de 2012", afirma a Gartner.

Um quarto dos entrevistados para uma pesquisa da CDW realizada no começo deste ano disseram já planejar a migração para o Windows 7 dentro de um ano. Mas metade dos 618 pesquisados não tinha planos de migração, e alguns disseram que iriam esperar até que a Microsoft parasse de fornecer suporte ao sistema.

Mesmo assim, os primeiros indicadores do Windows 7 são melhores que os do Vista, que foi amplamente ignorado pelos consumidores.

O CEO da Microsoft, Steve Ballmer, admitiu recentemente que o Vista "simplesmente não foi bem executado", mas mostrou-se otimista em relação ao Windows 7, conclamando as empresas a fazer o upgrade o quanto antes.

Usuários domésticos já estão deixando o Windows XP, e se as empresas não fizerem o mesmo "muitas pessoas perguntarão a seus chefes por que eles não têm o mesmo ambiente que usam em casa", disse Ballmer mais de um ano atrás.

Apesar de a Microsoft ter dificuldade em algumas áreas, e perder o título de "empresa de tecnologia mais valiosa do mundo" para a Apple, o Windows 7 poderá se tornar um grande sucesso. No momento, análises positivas do novo sistema operacional têm ajudado a Microsoft a melhorar significativamente suas avaliações de satisfação do consumidor, de acordo com o índice American Customer Satisfaction.

0 comentários:

Postar um comentário