sexta-feira, 18 de junho de 2010

Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, ganha Wi-Fi grátis.

Rede tem velocidade de até 15 Mbps, mas varia conforme acessos.
Previsão é de que sinal chegue ao Morro da Providência em dois meses.

Usuário testa internet grátis na Avenida Presidente Vargas

Usuário testa internet grátis na Avenida
Presidente Vargas (Foto: Tássia Thum)

Quem precisa passar diariamente pela Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, comemorou a chegada do sinal de internet grátis na via. No início da tarde desta quinta-feira (18), foi inaugurada a rede Wi-Fi com velocidade de até 15 Mbps no trecho entre a Cidade Nova e a Candelária, um dos centros financeiros da cidade.

O G1 testou o sinal de internet, que faz parte do programa 'Rio Estado Digital', do governo do estado. O sinal variou e chegou a 5,5 Mbps. De acordo com o professor Lisandro Lovisolo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), instituto parceiro na ação, o sinal varia de acordo com o número de usuários que acessam à rede. O investimento para a rede gratuita foi de R$ 2, 2 milhões.

“A velocidade depende do número de usuários que estejam usando o sinal. Mesmo assim, ele consegue ter um bom desempenho”, disse o professor.

Internet no ônibus
O analista de tecnologia da informação, Edson Martins, de 24 anos, sempre carrega o laptop na mochila. Ele espera usar a internet grátis enquanto estiver no ônibus em pleno engarrafamento na sempre movimentada Avenida Presidente Vargas.

“Como sempre ando com um laptop e com um celular Wi-Fi, vou aproveitar para usar enquanto estiver preso no trânsito. Vai ser bom, vou poder acompanhar sites de notícias e, claro, usar o twitter”, comentou o jovem.

Para usar o sinal, é preciso escolher a opção “P. Vargas digital”. Ao selecionar o item, o usuário é transferido para a página “Rio Digital”. É necessário clicar na opção “continuar” para ter acesso à internet.

Petrópolis também ganha internet grátis
O sinal de internet poderá ser captado por laptops ou desktops com placa de rede sem fio e celulares com condições de captar o sinal Wi-Fi. Nos prédios, o sinal pode ser captado, mas nos andares mais baixos e em cômodos voltados para a via.

Além da Avenida Presidente Vargas, um trecho da Rua Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana, recebeu o sinal de Wi-Fi grátis.

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia Luis Edmundo Costa Leite afirmou que em dois meses, o sinal estará disponível também para o Morro da Providência e para as comunidades de Santo Cristo, Moreira Pinto, Pedra Lisa, Gamboa, Livramento e Saúde. A expectativa é de que os outros locais a receber a tecnologia sejam a Vila Militar, na Zona Oeste e a Saara, tradicional ponto do comércio popular no Centro do Rio.

O serviço já funciona nas orlas de Copacabana, Leme, Ipanema e Leblon, no morro Santa Marta, comunidades do Pavão-Pavãozinho/Cantagalo e parte da Rocinha, na Zona Sul, em um condomínio do PAC em Manguinhos, na Cidade de Deus, na Zona Oeste, na Avenida Brasil e em seis municípios da Baixada Fluminense.


0 comentários:

Postar um comentário