quarta-feira, 19 de maio de 2010

Facebook recua e facilitará que usuários decidam privacidade

Diante das críticas - cada vez mais fortes - nas últimas semanas sobre as mudanças nas regras de privacidade, o Facebook decidiu mudar as configurações para facilitar que usuários decidam o que querem e o que não querem compartilhar em seus perfis. O anúncio, segundo o site da revista Wired, foi feito pelo chefe da relações públicas do Facebook, Tim Sparapani.

"Nós ouvimos de nosso usuários que tínhamos feito as coisas de um jeito um pouco complexo", disse Sparapani em uma entrevista de rádio nesta terça-feira. "Estamos providenciando opções para os usuários que querem opções simples de privacidade que possa escolher e penso que poderemos ver isso nas próximas semanas".

As mudanças - especula a Wired - deverão ser voltadas principalmente para os novos usuários, que atualmente contam com configurações que protegem muito pouco seus dados, compartilhados inclusive com serviços online como Yelp e Pandora. Dificilmente, no entanto, haveria um recuo do Facebook da decisão, em dezembro de 2009, que tornou grande parte das informações pessoais "disponíveis publicamente". Por exemplo: se alguém apóia uma organização que defende o direito de se ter armas, mesmo que oculte a informação em seu perfil, não consegue evitar que apareça em outros serviços.

Sparapani, mesmo admitindo alguma razão nos críticos, defendeu o Facebook, garantindo que a empresa defende a privacidade de seus usuários. Ele disse que nenhuma rede social dispõe de tantas garantias de privacidade como o site.

A batalha da privacidade

O Facebook e seu criador, Mark Zuckerberg, estão sob pesadas e crescentes críticas desde a introdução, em abril, de regras que relaxam a privacidade sobre as informações dos usuários. A mais importante é que conteúdo externo agora pode ser publicado diretamente no site, mas também fica disponível no perfil dos usuários através de serviços como o Yelp e Pandora.

0 comentários:

Postar um comentário