quarta-feira, 12 de maio de 2010

Farmville perde 600 mil jogadores em uma semana

Mudanças nas regras de atualização do Facebook causaram a queda no  número de jogadores do jogo social Foto: Gizmodo

Mudanças nas regras de atualização do Facebook causaram a queda no número de jogadores do jogo social


Há tempos não se vê um êxodo rural tão grande. Na última semana, 600 mil usuários ativos de Farmville abandonaram suas fazendas no Facebook. O mesmo aconteceu em outros jogos da produtora Zynga (como Mafia Wars), que perdeu 4,2 milhões de usuários ativos em uma semana. Aumento no preço dos fertilizantes? Não. Consequência de uma nova política do Facebook que limpou minha timeline.

A rede social limitou no último mês as mensagens automáticas dos jogos sociais por considerá-las publicidade gratuita. Mensagens como "fulano plantou..." não se misturam mais às atualizações dos usuários. Antes aliados sem reservas, Facebook e Zynga travam agora uma "guerra fria".

A produtora fatura com jogos "gratuitos": a Zynga foi a segunda maior cliente do PayPal às custas do ambiente do Facebook, que reúne os viciados consumidores em potencial.

Como o Facebook vai ganhar dinheiro com os jogos? A rede social testa agora "créditos de jogo", que poderiam ser usados nos aplicativos. O Facebook ficaria com 30% do dinheiro arrecadado com o dinheiro de mentira e seria uma espécie de Banco Central - teria o poder de regular preços para a moeda única fazer sentido. A Zynga não gosta da ideia.

Apesar da debandada, cerca de 100 milhões de usuários do facebook ainda usam o Farmville e as recentes perdas representam menos de 2% deles.

0 comentários:

Postar um comentário