sábado, 8 de maio de 2010

A guerra dos smartphones se intensifica

A HTC entra na disputa acirrada pelo mercado de smartphones com o  Droid

A HTC entra na disputa acirrada pelo mercado de smartphones com o Droid



Os principais fabricantes de telefones móveis do mundo definiram suas estratégias de "ataque" no mercado de smartphones, que nesta temporada está mais disputado que nunca.

A Apple ainda não confirmou se irá lançar uma quarta versão do iPhone, mas tudo indica que sim. Blackberry e HTC permanecem com as vendas sólidas, a Palm muda de direção ao ser adquirida pela HP, enquanto a Nokia e Sony Ericsson buscam causar maior impacto com os seus modelos.

O verão promete a chegada de novos smartphones mais sofisticados e mais capazes. Além disso, as redes 4G de dados estão se expandindo, possibilitando uma banda "verdadeiramente" larga.

iPhone 4G


O turbilhão de mídia que provocou o vazamento de imagens do próximo iPhone foi interpretado por alguns como uma estratégia para criar uma expectativa, orquestrada pela Apple. A empresa da Califórnia já confirmou a data da sua conferência anual para desenvolvedores, no dia 07 de junho, na qual poderia anunciar a nova versão do seu smartphone.


Google e seu aliado HTC


O Google lançou em janeiro o Nexus One. Uma das suas atrações é que você pode comprá-lo sem vínculos com um contrato com uma operadora de telefonia móvel.

A HTC também introduziu novos celulares sofisticados que estão deixando os concorrentes de boca aberta. O Droid Incredible, por exemplo, tem um novo joystick óptico e câmera de 8 megapixels.

Depois, há o Evo HTC 4G, um telefone que promete deslumbrar os usuários quando as vendas começarem, neste verão, nos Estados Unidos. O aparelho tem câmera frontal para chamadas de vídeo e banda larga 4G.


A aposta da Microsoft


Buscando recuperar terreno no mercado de celulares, a empresa lançou um aparelho dirigido ao público jovem que utiliza os celulares para negavegar nas redes sociais. O Kin One e o Kin Two possuem uma interface totalmente voltada para a interação.


Os fabricantes de sempre


A Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, irá lançar um smartphone no terceiro trimestre. O N8 possui câmera de 12 megapixels e é capaz de gravar vídeo em alta definição.

O Sony Ericsson Xperia X10 é o primeiro telefone da empresa que roda o sistema operacional Android. Ele tem uma tela grande e interface de usuário dinâmica.

A Motorola, por sua vez, causou grande impacto no mercado americano com o Droid. O Clic é um celular focado na socialização, com o aplicativo MotoBlur, que consolida todos os contatos das redes sociais em uma só lista. Com Devour e Backfilp, a Motorola completa a sua linha.


O setor corporativo


A empresa canadense Research in Motion, líder no segmento de celulares corporativos com o Blackberry, tem demonstrado que seus aparelhos atraem todos os tipos de usuários. Durante o primeiro trimestre de 2010 o grupo entrou no "top cinco" como fabricante mundial de celulares.

A Palm, que já dominou o mercado de smartphones, foi comprada pela HP por US$ 1,200 milhões. Seus modelos Pré Plus e Pixie Plus receberam boas críticas, mas não conseguiram levantar as vendas da empresa.

A verdade é que a guerra está mais intensa do que nunca. Os principais fabricantes do mundo estão promovendo um avanço da telefonia móvel. Os telefones fazem muito mais que chamadas de voz. O mais interessante dessa batalha é que mais usuários podem ter acesso a aparelhos mais sofisticados a preços não tão inatingíveis.

0 comentários:

Postar um comentário