terça-feira, 25 de maio de 2010

Dois aplicativos mudam o jogo do Twitter para o iPhone

Twiiter (esq.) e Seesmic são gratuitos e estão disponíveis na App  Store brasileira Foto: Divulgação/Zumo Notícias

Twitter oficial para iPhone e Seesmic são gratuitos e estão disponíveis na App Store brasileira

Aplicativos para usar o Twitter a partir do celular existem vários, que ampliam a experiência do site móvel do microblog (m.twitter.com) e centralizam as informações em um só lugar, com facilidade para compartilhar e reenviar informações. Na última semana, dois novos aplicativos para iPhone mudam o cenário para o uso do Twitter no smartphone: o Twitter oficial para iPhone e o Seesmic, que já existia para outras plataformas e agora faz sua estreia no mundo Apple. A melhor notícia: os dois são gratuitos, e podem ser baixados na App Store brasileira.

O Twitter para iPhone é o novo nome do antigo Tweetie, um aplicativo pago, depois que foi comprado pelo microblog. O Twitter já tem aplicativos próprios para iPhone, Android e Blackberry, e a versão para o iPhone também é compatível com iPod touch e com o novo iPad. A página do programa na App Store define bem a questão: "não é apenas uma mudança de nome, colocamos um monte de coisas novas lá".

Além de mostrar a linha de mensagens das pessoas que você já segue (após, claro, colocar seu nome de usuário e senha), o Twitter tem pequenos truques que tornam seu uso muito mais fácil.

Em programas convencionais, é preciso tocar um botão para baixar novas mensagens. No Twitter, basta "puxar" a tela de mensagens para baixo que o recarregamento é feito automaticamente (e de modo muito mais simples, convenhamos).

A janela para criar novos tweets permite enviar fotos da câmera ou da biblioteca do aparelho, assim como marcar sua posição geográfica (geotag), encurtar links e criar hashtags. O Twitter para iPhone ainda permite seguir listas de usuários e consegue sugerir novas pessoas que possam interessar para o usuário.

Já o Seesmic é a versão para iPhone de um dos melhores aplicativos de Twitter para a plataforma Android, e se define como um programa que traz uma "perspectiva eficiente para redes sociais em uma plataforma móvel".

Além do Twitter, ele consegue enviar mensagens para o Facebook e Ping.fm e, por consequência, para outros como MySpace, Tumblr, LinkedIn, Flickr, Blogger. Se achar muito complicado, fique só com Twitter e Facebook: excesso de informação repetida em outras redes pode ser um tanto irritante.

O Seesmic mostra a linha de mensagens, menções e mensagens diretas a poucos cliques, assim como criar geotags e publicar links e fotos. O mais interessante é que ele permite usar mais de uma conta simultânea do Twitter (como uma pessoal e uma profissional, por exemplo).

E, diferente dos concorrentes (e até mesmo da versão para Android), o Seesmic para iPhone cria uma página inicial de "espaços" que podem ser usados para personalização de acordo com o gosto do cliente. Cada "espaço" pode trazer informações sobre uma conta, buscas, trending topics e outros.

Se você quer usar só o Twitter, vá com o aplicativo oficial, que é excelente. Se precisa de integração com mais redes sociais e, principalmente, com o Facebook (que também tem uma versão para iPhone), fique com o Seesmic.

0 comentários:

Postar um comentário