terça-feira, 11 de maio de 2010

Falha no Twitter permitia que usuários 'forçassem' outros a segui-los

Site de relacionamentos Twitter

Falha fez com que usuários perdessem todos os seus seguidores

O site de microblogs Twitter anunciou ter solucionado o problema que fez com que muitos de seus usuários aparentemente perdessem todos os seus “seguidores” nesta segunda-feira.

O problema começou quando foi descoberta uma falha que permitia que usuários forçassem outros a os seguirem no site.

Quando um usuário escrevia a palavra “accept” (aceitar em inglês) seguida pelo nome de alguém que está no Twitter, esta pessoa era automaticamente adicionada a sua lista de seguidores, mesmo sem seu consentimento.

A falha foi rapidamente divulgada na rede social, o que fez com que muitas pessoas a usassem para fazer com que celebridades passassem a segui-las.

Isto também permitiu que divulgadores de spams conseguissem publicar mensagens indesejadas nas contas de milhares de pessoas.

Falha

Os administradores do site rapidamente conseguiram corrigir a falha, mas, para isso, foram obrigados a zerar temporariamente o número de seguidores de muitas contas.

A medida fez com que aparentemente alguns usuários perdessem todos os seus seguidores, além de parecerem não estar seguindo ninguém.

“Nós identificamos e solucionamos o problema que permitia que usuários ‘forçassem’ outros a os seguirem”, disseram os administradores no blog do site.

Apesar da falha, os usuários ainda conseguiam utilizar os serviços da página enquanto o problema ainda não havia sido resolvido.

Seguidores

O Twitter permite que usuários publiquem mensagens – conhecidas como ‘tweets’ – que tenham no máximo 140 caracteres.

As pessoas podem ler o que os outros estão publicando ao escolherem “seguir” algum usuário. Esta ligação, no entanto, não precisa ser necessariamente recíproca.

A nova falha permitia que alguém forçasse uma celebridade como a cantora Lady Gaga, por exemplo, a segui-lo no Twitter simplesmente digitando "accept @ladygaga".

Isto faria parecer que a cantora havia escolhido seguir essa pessoa, além de obrigar a artista a receber as mensagens deste usuário em sua página.

O Twitter foi lançado em 2007 e atualmente tem mais de 100 milhões de usuários.

0 comentários:

Postar um comentário